Audiência expõe problemas da saúde em Porto Alegre
A Luta

Audiência expõe problemas da saúde em Porto Alegre

Compartilhe

15/10/2019 00:00

O Simers participou nesta terça-feira, dia 15, da audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa para debater a proposta da prefeitura de Porto Alegre de unificação das unidades de saúde das vilas Elisabeth e Nova Brasília, localizadas na zona norte.

O diretor do Simers Filipi Becker destacou na sua fala que a entidade observa com muita preocupação os desmandos, descasos e a falta de competência técnica que vem acontecendo na saúde do município. “A saúde pública precisa estar perto da comunidade. Historicamente, dentro e fora do Brasil, as tentativas de centralizar a saúde redundaram em fracasso”, afirmou.

Para Becker, o prefeito Nelson Marchezan deveria estudar um pouco mais a história do Sistema Único de Saúde. O dirigente disse que é triste ouvir do chefe do Executivo municipal que um médico do SUS é pior do que um médico de um hospital privado. “Mal sabe o prefeito que o mesmo médico que atende na instituição particular também trabalha no SUS”, enfatizou.

Quanto à questão dos médicos concursados, Filipi Becker ressaltou que isso não é um problema para a prefeitura. “Tanto não é um problema que a capital tem dois hospitais de referência nacional: o HPS e o Presidente Vargas. O prefeito realmente não sabe do que está falando”, finalizou. Autor do requerimento da audiência pública, o deputado Thiago Duarte informou que as demandas apresentadas no encontro serão encaminhadas às autoridades competentes.





Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política