Campanha “Salve os Centros Obstétricos” é apresentada para médicos residentes do HMIPV
Defesa

Campanha “Salve os Centros Obstétricos” é apresentada para médicos residentes do HMIPV

Compartilhe

28/04/2023 17:22

O vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias; a diretora da região Porto Alegre da entidade, Alessandra Felicetti, e a integrante do Núcleo Simers de Obstetrícia, Débora Espírito Santo, coordenaram a ação de divulgação da campanha da entidade médica: “Salve os Centros Obstétricos”, no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, na Capital, nesta sexta-feira, 28.

 
A ação contou com a participação dos residentes da instituição hospitalar que puderam compreender a necessidade da entidade médica em debater o tema, já que nos últimos anos, com o constante fechamento de maternidades em diversas regiões no Estado, o Simers através do Núcleo de Obstetrícia resolveu trazer à tona o assunto para que a população não venha ser mais afetada com a falta de condições e fechamentos de maternidades, e com isso a desassistência as parturientes. 

 

Marcelo Matias destacou durante o encontro a importância da especialidade e a busca por alternativas com os profissionais que agora estão entrando no mercado de trabalho: “Estamos aqui para construir propostas para aberturas e manutenção dos centros obstétricos. Poder conversar sobre a realidade que vivemos, pois sou obstetra, e lutar contra as perdas dos C.O.s em todo o Estado é imprescindível. O Simers vem buscando através do Núcleo de Obstetrícia fazer parcerias e buscar meios para a ajuda da manutenção e aberturas de novos espaços. Nós, estamos aqui numa das principais maternidades da Capital e que acaba sendo referência de outras cidades, pois recebemos parturientes de diversos municípios da Região Metropolitana, então, o cuidado e preservação dos centros obstétricos deve ser debatido e revisto pelos profissionais e governanças”, destaca. 


Entenda a campanha


Diante deste levante em prol da destruição da obstetrícia, o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Marcos Rovinski, tem alertado em nome da entidade médica e de seus representados, que expor gestantes e nascituros a riscos desnecessários e com defasagem no atendimento. Então, para dar melhor condições de trabalho aos profissionais  e segurança das pacientes e dos próprios obstetras, a entidade médica tem percorrido C.O.s de todo o Estado na divulgação da campanha e discussões de prerrogativas para o tema. Com isso, inúmeras ações têm sido realizadas na Capital e Interior do Estado para conversar com os profissionais e rever prerrogativas para que não haja maiores perdas do centro de especialidades nas casas de saúde.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política