Como proceder em casos de acidente biológico
A Luta

Como proceder em casos de acidente biológico

Compartilhe

13/06/2017 08:55

Diante dos riscos de acidentes com exposição a material biológico entre profissionais da saúde, o Sindicato Médico do RS (SIMERS) alerta sobre como proceder nesses casos. As orientações seguem como padrão os protocolos do Ministério da Saúde (MS), Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) e Prefeitura de Porto Alegre. Conforme documento disponibilizado pelo Ministério da Saúde, as exposições ocupacionais a materiais biológicos potencialmente contaminados são um sério risco aos profissionais em seus locais de trabalho. Estudos desenvolvidos nesta área mostram que os acidentes envolvendo sangue e outros fluidos orgânicos correspondem às exposições mais frequentemente relatadas pelos trabalhadores da saúde.

Orientação em Porto Alegre:

A prefeitura de Porto Alegre orienta o seguinte fluxo em casos de acidentes biológicos envolvendo trabalhadores da saúde:
  • Reter o paciente fonte;
  • Lavar o ferimento;
  • Procurar a Coordenação da unidade do trabalhador.
Após estes procedimentos, o profissional seguirá ou não a rotina, que inclui atendimento, exames e acompanhamento, conforme a instrução disponibilizada pela Secretaria Municipal da Saúde. O paciente fonte também será convidado a fazer exames e para o acolhimento.

Procedimento padrão do Ministério da Saúde:

No fluxo de orientação do MS consta fazer a anamnese do profissional acidentado, determinar o risco da exposição e notificar a ocorrência ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). As condutas após o acidente do MS indicam também cuidados com a área exposta, entre elas lavagem equipamento-de-proteao-individualdo local exposto com água e sabão nos casos de exposição percutânea ou cutânea. Nas exposições de mucosas, deve-se lavar exaustivamente com água ou solução salina fisiológica. O órgão preconiza a avaliação do acidente, bem como orientações e aconselhamento ao trabalhador acidentado e o registro do fato. A SES/RS segue os padrões do protocolo e diretrizes do Ministério da Saúde.
Tags: Acidente biológico Protocolo Riscos Acidente de trabalho Ministério da Saúde Prefeitura de Porto Alegre

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política