Crise no IPE-Saúde: Simers se reúne com o Governo nesta quarta
Defesa

Crise no IPE-Saúde: Simers se reúne com o Governo nesta quarta

Compartilhe

25/04/2023 15:47

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, se reúne nesta quarta-feira, 26, às 10h30, com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, no Palácio Piratini. Na pauta, a reestruturação do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE-Saúde), a valorização dos médicos e o reajuste nos honorários por procedimentos hospitalares pagos aos profissionais. 

“Nesta reunião, que havíamos solicitado na semana passada, temos a expectativa de conhecer o que o Governo está prevendo em relação aos reajustes dos honorários médicos e hospitalares. Precisamos de dados concretos para apresentar à categoria e verificar se contempla o que os médicos estão aguardando”, ressalta o presidente. De acordo com Rovinski, o projeto que o Governo apresentou prevê o aumento da alíquota dos titulares do plano de saúde, a cobrança de percentual dos dependentes, bem como a majoração da coparticipação em exames e consultas afeta os usuários, mas não apresenta uma solução à demanda de valorização dos médicos credenciados.

O dirigente sindical observa que os médicos querem um IPE forte, saudável e, por isso, estão dispostos a discutir todas as formas possíveis de sustentabilidade do plano, mas desde que a categoria não seja penalizada. “Queremos participar das discussões deste importante processo. Defendemos que haja transparência do Governo do Estado no que se refere à auditoria, patrimônio e cálculo atuarial”, afirma Marcos Rovinski. Ele lembra que os médicos impactam em apenas 4,8% do orçamento do IPE-Saúde e não podem ser responsabilizados pela atuação situação da autarquia.

Desde o dia 10 de abril, os médicos credenciados do IPE-Saúde estão paralisados realizando apenas consultas e atendimentos de urgência e emergência. Os profissionais buscam reajuste nos procedimentos, defasados há 12 anos. Eles se reunirão em Assembleia no dia 2 de maio, para definir os rumos do movimento, se continuam ou não paralisados.

Tags: Medicina Médicos IPERGS IPE-Saúde médicos IPE

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política