Diretor Geral do Simers trata de projetos importantes para a Medicina no Ministério da Saúde
Defesa

Diretor Geral do Simers trata de projetos importantes para a Medicina no Ministério da Saúde

Compartilhe

06/04/2022 08:46

O Diretor Geral e Coordenador do Núcleo de Pautas Nacionais do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Fernando Uberti Machado se reuniu, nesta terça-feira, 5, com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, em Brasília. Na pauta, informações sobre o programa Médicos pelo Brasil e as perspectivas de consolidação de uma carreira federal a médicos, a partir do projeto.

 

“A atuação do Ministério da Saúde é essencial como apoiador de pautas legislativas, além de fornecer base técnica para ajustes e elaboração de projetos apontando os caminhos possíveis para a materialização de algumas soluções em saúde", explicou Uberti. O Coordenador do Núcleo de Pautas Nacionais do.Simers acredita que "muitas pautas podem ser determinadas e encaminhadas em nível executivo, por definições administrativas do governo federal, sem a necessidade de regulação do Congresso", salienta. "Vamos atuar nas duas frentes”, enfatiza o diretor-Geral da entidade gaúcha.

 

No encontro, também foram debatidos caminhos para a viabilidade da formação de consórcio para produzir justificativas técnicas que possibilitem a introdução de novos psicofármacos no rol do SUS. Medicamentos mais modernos, eficazes e que gerem redução de dano em saúde e custo ao Poder Público.

 

O diretor-Geral do Simers apresentou, ainda, a ideia de projeto piloto de prevenção em agravos de saúde mental a médicos residentes gaúchos, iniciativa conjunta com outras entidades, como a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Foram expostas, ainda, possibilidades de atuação do Ministério da Saúde na aproximação com Programas de Residência Médica, desenvolvimento de cursos e seminários, nacionalização do tema e apoio no Congresso à iniciativa do Simers para criação de um marco regulatório para assistência em saúde mental nas universidades brasileiras, com
padronização normativa, financeira e de fluxos para a consolidação de estruturas em saúde especializadas na área nessas instituições.

 

Por último, foi discutida o formato de exame nacional de suficiência a médicos, tema debatido de forma mais intensa nos últimos meses por parte das entidades representativas da categoria, além da análise de projetos de Lei (PLs) que são importantes à Medicina e a Saúde, atualmente em tramitação no Congresso Nacional. 

 

Também participaram da reunião o Diretor do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (DEGTS), Vinicius Nunes Azevedo, e a Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), Musa Denaise de Sousa Morais de Melo.

Tags: Médicos Medicina Ministério da Saúde

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política