Hub de Solidariedade realiza ação pela saúde das mulheres
Defesa

Hub de Solidariedade realiza ação pela saúde das mulheres

Compartilhe

10/03/2023 10:04


A atenção à saúde das mulheres em situação de vulnerabilidade social marca a segunda edição da campanha que o Hub de Solidariedade do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizada em 2023. A ação busca doações de absorventes e itens de higiene, até o dia 31 de março.  
A iniciativa do Hub de Solidariedade Simers foi lançada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de alertar para a importância da saúde feminina, em meio à vulnerabilidade social. De acordo com a coordenadora do Hub, Scarlet Orihuela, todas as doações serão muito bem-vindas.
 
“Infelizmente, parte da população feminina sofre com falta de acesso aos produtos de higiene íntima e, também, de informações sobre a sua saúde. Por isso, contamos com a participação da comunidade para garantir respeito e dignidade a essas mulheres”, afirma Scarlet.
 
Para o diretor de Políticas Estratégicas do Simers e idealizador do Hub de Solidariedade, Vinícius Souza, é fundamental reconhecer a importância dos cuidados voltados à saúde das mulheres, de forma integral. Neste domingo, dia 12, está prevista ação em contato com o público, no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, junto à avenida 24 de Outubro, das 10h às 17 horas. “Estamos muito felizes em poder trazer essa campanha para as ruas, pois é nesse contato que podemos aproximar as nossas demandas da sociedade. Com certeza, essa é a primeira de muitas que vamos desenvolver ao longo do ano”, destaca.

Pobreza menstrual no Brasil

Desde 2014, a higiene menstrual é um direito humano reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entretanto, dados do relatório “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, elaborado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), indica que 4 milhões de meninas não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas, como absorventes, sabonetes ou mesmo banheiros.

Distribuição das doações em 2022.

Tags: Medicina Médicos Hub de Solidariedade

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política