Médicos de Encantado pedem correção nos valores dos honorários. Profissionais estão há 30 anos sem reajustes
Defesa

Médicos de Encantado pedem correção nos valores dos honorários. Profissionais estão há 30 anos sem reajustes

Compartilhe

25/05/2023 14:53

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio da diretora da Região Norte da Entidade Médica, Sabine Chedid, está fazendo um levantamento sobre a precarização das condições de trabalho, bem como a valorização do profissional conforme o praticado atualmente. Diante deste trabalho, a mais grave identificada foi na cidade de Encantado, no Alto Vale do Taquari, onde médicos vinculados ao Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) e que atendem ao SUS, recebem seus honorários com base em uma tabela de 1992, tendo como parâmetro a extinta moeda Cruzeiro.

De acordo com reuniões realizadas com médicos e também com a administração do HBST, a tabela possui várias falhas e que geram prejuízos aos profissionais e também à instituição, dado a complexidade de equalizar valores de uma moeda descontinuada para o Real, em exercício desde julho de 1994. “O que identificamos, e que causa perplexidade, é a alta burocracia e a complexidade na tentativa de conversão do Cruzeiro para o Real, pois não existe um câmbio oficial. Existe uma estimativa, e os profissionais estão sendo prejudicados”, afirmou Sabine Chedid.

Diante do fato, o Simers tentou agendas com a Prefeitura de Encantado e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de solicitação de reunião urgente, conforme ofícios e inúmeros e-mails e contatos telefônicos. Algumas agendas foram desmarcadas horas antes da reunião, outras na véspera. “É um desrespeito ao médico, mas também à população. A Prefeitura demonstra desinteresse no assunto, e seguir nesse trâmite só irá prejudicar a assistência em saúde, afinal, o médico é um trabalhador como qualquer outro. Onde as condições são melhores, eles vão para este local. Existe, sim, risco de desassistência, dada à inércia do Poder Público em sentar e resolver essa situação”, explicou Sabine.

Tags: reposição salarial

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política