Médicos do IPE-Saúde decidem continuar a paralisação até o dia 2 de maio
Defesa

Médicos do IPE-Saúde decidem continuar a paralisação até o dia 2 de maio

Compartilhe

12/04/2023 21:25

Os médicos credenciados ao Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS (IPE-Saúde) vão continuar paralisados até o dia 2 de maio. A deliberação aconteceu em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada no formato híbrido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), na noite desta quarta-feira, 12. A data limite se refere à expectativa da categoria sobre o projeto de reestruturação da autarquia, que será levado à Assembleia Legislativa nos próximos dias. 

A decisão demonstra a insatisfação dos profissionais após o governo não apresentar nenhuma proposta de reajuste dos honorários médicos e hospitalares, defasados há 12 anos. "Hoje à tarde estivemos reunidos com o governo do Estado e saímos decepcionados, pois até agora não recebemos nada concreto e que sinalize um reajuste, esperado por 6,5 mil médicos há mais de uma década", lamentou o presidente do Simers, Marcos Rovinski.  

Os médicos que atendem pelo IPE-Saúde estão em AGE permanente desde o dia 2 de março. De lá pra cá, o Simers também realizou 15 assembleias pelo Estado, quando os profissionais manifestaram a intenção de descredenciamento ou licenciamento temporário. Em nova reunião, realizada no início de abril, a categoria votou pela paralisação nos dias 10, 11 e 12, mantendo apenas o atendimento de urgência e emergência

Uma nova AGE está marcada para o dia 2 de maio, quando serão definidos os rumos da mobilização.

"Estamos diante de um movimento histórico pela valorização da categoria, que vem recebendo valores que não condizem com a responsabilidade da profissão. Infelizmente, o que vemos é a falta de interesse dos médicos em continuar atendendo pelo IPE e queremos uma solução, pois são mais de um milhão de usuários que ficarão desassistidos, sobrecarregando ainda mais o SUS", disse Rovinski. 

Também participaram da AGE o vice-presidente do Simers, Marcelo Matias; o diretor do Núcleo de Pediatria da entidade, Daniel Wolff; o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremers), Carlos Sparta; o presidente da Associação Médica do RS (Amrigs), Gerson Junqueira; e o deputado estadual Dr. Thiago Duarte.

 

Tags: IPE-Saúde médicos credenciados paralisação médicos IPE Valorização do trabalho médico

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política