Museu de História da Medicina do RS abre suas portas para visitação
Medicina

Museu de História da Medicina do RS abre suas portas para visitação

Compartilhe

17/01/2023 11:56

Conhecer a história da Medicina no Estado, documentos e objetos relacionados à prática da saúde é possível no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A entrada é franca e não é necessário agendamento. O MUHM possui um acervo de objetos e tem como propósito promover e incentivar a pesquisa sobre a história da Medicina gaúcha. A instituição, que funciona das 10h às 18h, de segunda a sexta, nasceu a partir de uma iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), que sempre se preocupou com a preservação da história da Medicina do Estado. 

 

Tradicionalmente nos primeiros dois meses do ano (janeiro e fevereiro), período de férias escolares, o MUHM mantém suas ações de visitas mediadas nas exposições. Atualmente existem duas: Assistir, Educar e Vigiar e a Tuberculose em Porto Alegre. Em relação a Tuberculose, a mostra busca refletir, através dos objetos do acervo do museu, essa enfermidade ao longo dos séculos, seus tratamentos e métodos de diagnóstico, a descoberta da vacina BCG e os agentes envolvidos na luta contra essa doença, que ainda hoje, com o aprimoramento do tratamento e cura, faz muitas vítimas.

 

Na exposição Desafios da Medicina, o visitante poderá conhecer a história da Medicina e das práticas de saúde ao longo do tempo. Dentre as peças mais interessantes que estão expostas há a máscara de Ombredanne, usada para inalação de éter anestésico e o pulmão de aço, objeto criado nos Estados Unidos, em 1928, por Philip Drinker. Esse equipamento transformou-se em uma das primeiras máquinas de suporte à vida, contribuindo para o surgimento das primeiras Unidades de Terapia Intensiva e possibilitou o tratamento da poliomielite, no período que não possuíamos vacina para essa doença.

 

Também há um esqueleto humano, mais conhecido no MUHM como “Joaquim”, nome dado pela família do médico Dr. Gabriel Schlatter. Essa peça possui identificação dos ossos registrada em francês e em latim, possivelmente registrada pelos médicos da família, durante o estudo.

 

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul fica na Av. Independência, 270, Centro, Porto Alegre (prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre). Os contatos podem ser feitos através do e-mail: aamuhm@aamuhm.org.br, pelo fone: 51-3029.2900, ou pelo site: www.muhm.org.br.

 

Tags: Médicos Medicina Museu de História da Medicina (MUHM)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política