Núcleo Acadêmico realiza nova etapa do Trote Solidário neste sábado
Vida

Núcleo Acadêmico realiza nova etapa do Trote Solidário neste sábado

Compartilhe

06/10/2022 15:19

O Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers/NAS) promoverá neste sábado, 8, mais uma etapa da segunda edição do Trote Solidário 2022. A ação ocorrerá das 9h às 18h em 17 supermercados da Capital, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo com arrecadação de alimentos e produtos de higiene que serão encaminhados ao Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. Esta etapa reunirá quatro faculdades de Medicina: UFRGS, ULBRA, FEEVALE e UNISINOS. O Trote tem sido realizado desde 2008, e consiste na mobilização de estudantes calouros de medicina e de veteranos que doam e estimulam a ação solidária na sociedade e vem se consolidando com parcerias em diversos projetos de apoio social.

O diretor de Políticas Estratégicas do Simers, Vinicius de Souza, agradece a participação dos estudantes nesta ação e lança um desafio: que seja superado o volume de doações das edições anteriores. “Os estudantes de Medicina desenvolvem o olhar ao próximo. Sempre que foram chamados para o atendimento social estiveram presentes e não tenho dúvida que uma vez mais se envolverão”, destaca.

O Trote Solidário, criado em 2008 pelo Simers e pelo NAS, apresenta excelentes resultados em seus objetivos de combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários, dando lugar para ações de caráter social. Conforme modelo realizado no primeiro semestre de 2022, a doação de alimentos será realizada no modo presencial e on-line mediante link personalizado para cada universidade participante, que direciona ao site da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul.

Dessa forma, o doador acessa o link da respectiva instituição de ensino que queira contribuir, seleciona a quantidade e os alimentos que deseja doar e finaliza o pedido. O processo é semelhante ao realizado em compras on-line. Ao final da ação, tudo que for arrecadado será destinado a instituições que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os supermercados participantes são os seguintes:

Porto Alegre

Nacional Gomes de Freitas - Rua Gomes de Freitas, 73

Nacional Menino Deus - Av. José de Alencar

Nacional Cidade Baixa - Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 789

Nacional Santana - Rua Vicente da Fontoura, 1135

Nacional Shopping Praia de Belas

Zaffari Center Lar - Av. Sertório, 8000

Zaffari Lindoia - Panamericana, 240

Carrefour, Av. Plinio Brasil Milano

Unidasul - RISSUL, Av. Cristovão Colombo, 1980 Floresta

Asun, Plínio - Av. Plinio Brasil Milano, 1609 - Higienópolis

Canoas

Nacional - Getúlio Vargas

Macromix - R. Liberdade, 1381 - Mal. Rondon

Novo Hamburgo

BIG: Av. Nicolau Becker, 345 - Centro

Nacional: R. Leão XIII, 30 - Hamburgo Velho

Super Rissul, Rua Bartolomeu de Gusmão, 2185 B. Canudos

São Leopoldo

Nacional - Rua São Joaquim, 1200 - Centro

Macromix Atacado - Av. João Correa, 1827 - Centro 

O Trote Solidário é um evento realizado semestralmente, no início de cada ano letivo envolvendo novos alunos das faculdades de Medicina. A ação é realizada através da diretoria e integrantes do Núcleo Acadêmico Simers, há mais de 14 anos, com o propósito de arrecadar donativos em favor de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. No decorrer da sua história, o Trote Solidário ampliou o número de arrecadações de alimentos, roupas, livros e de doações de sangue.

A iniciativa é destaque, inspirou muitas faculdades e já venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela ABRH-RS (Associação Brasileira de Recursos Humanos). No ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil.

Para informações e doações ao Trote Solidário 2022/2, acesse aqui: https://trotesolidario.com.br

Tags: Trote Solidário Doação de sangue Doação de alimentos Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul Solidariedade

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política