Pesquisa do Ministério da Saúde revela que quase um terço dos municípios gaúchos dependem totalmente do atendimento via SUS
Defesa

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que quase um terço dos municípios gaúchos dependem totalmente do atendimento via SUS

Compartilhe

08/03/2023 09:28

Segundo levantamento baseado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o Ministério da Saúde revelou que quase 31% dos municípios gaúchos não possuem atendimento privado de saúde e dependem integralmente dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O Estado do Rio Grande do Sul figura em 4º lugar no ranking elaborado pela pasta federal, atrás de Minas Gerais (226), São Paulo (181) e Piauí (154).

 

Conforme o estudo, 153 cidades gaúchas praticam a popularmente chamada "ambulancioterapia", proporcionando aos seus moradores o atendimento com médicos especialistas em cidades adjacentes ou, até mesmo, distantes, levando pacientes para os grandes centros, tais como Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Maria, por exemplo.

 

Para o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, o que existe no Brasil é falta de investimentos em saúde, proporcionando o acesso universal, de fato, ao sistema de saúde. De acordo com Rovinski, "está na Constituição que proporcionar o acesso à saúde pública é obrigação do Estado. O resultado disso é, muitas vezes, diagnósticos tardios aos pacientes e frustração aos médicos”, ilustrou.

 

Na visão do Simers, que representa a categoria médica gaúcha, além de investimentos junto ao setor de saúde, faltam atrativos à categoria que incluam programas de atualização constante, condições de trabalho, plano de carreira e salário adequado à atividade médica.

 

Tags: Medicina Médicos SUS

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política