Pronto atendimento 24 horas ameaça alta temporada em Torres
A Luta

Pronto atendimento 24 horas ameaça alta temporada em Torres

Compartilhe

15/12/2016 17:39

Pronto Atendimento 24 horas de Torres
O número de médicos que atendem no Pronto Atendimento 24h é insuficiente. Foto: Divulgação SIMERS
Na época em que as cidades litorâneas começam a receber um intenso fluxo de turistas, Torres sofre com a falta de médicos para cobrir a escala do Pronto Atendimento 24h e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em reunião realizada na quarta-feira (14), na Secretaria Municipal de Saúde, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) cobrou providências para solucionar o problema antes da alta temporada. “Segundo os relatos, seriam necessários pelo menos três médicos para cobrir a escala do pronto atendimento, mas não existem nem ao menos dois. Como a cidade vai receber tantos turistas?”, questiona o diretor do SIMERS, André Gonzales. As médicas Francieli Casagrande Marchi e Marie Piazza Pagnan estão apreensivas com a situação. Para elas, a complexidade do processo seletivo para novos profissionais dificulta e atrasa a contratação que deveria acontecer em caráter imediato, dada a situação atual. Pesquisa realizada pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), mostra que Torres teve um aumento de 72,9% em sua população durante o mês de janeiro de 2015. Com isso, o número de pessoas na cidade passou de 37.702 pessoas para 65.189 no período do verão.

Condição de trabalho preocupa os médicos

Outra questão que preocupa é a condição precária de trabalho. Embora o Pronto Atendimento 24h já esteja com aparelhos de ar condicionado instalados, eles não estão em uso. O motivo é a limitação da rede de energia do local, que não teria o suporte necessário. No mês de outubro, o Sindicato já havia cobrado soluções, mas até agora nada foi feito. Além do diretor do Sindicato e das médicas, participaram do encontro o atual Secretário de Saúde, Gerônimo Paludo, a sua sucessora, Adriani Amoretti, e a Procuradora Geral do Município, Naiara Matos.
Tags: Torres

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política