Saúde Mental: É possível salvar vidas
A Luta

Saúde Mental: É possível salvar vidas

Compartilhe

10/10/2016 09:09

O Hospital Psiquiátrico São Pedro, local visto por muitos como moradia para loucos, foi inaugurado em 1874. Uma das referências do país na área psiquiátrica e no cuidado da saúde mental, o hospital conta com 140 leitos para internação, sendo desses 20 para criança e adolescência no CIAPS (Centro Integrado de Atenção Psicossocial), e as demais vagas atendem aos 88 municípios da região metropolitana (aproximadamente cinco milhões de pessoas).
A equipe multidisciplinar é composta por 50 médicos e 598 técnicos de diversas áreas. A taxa de ocupação média da instituição está em 97% com uma média de permanência de 28 dias podendo chegar a 60 dias. Até a data de 16 de setembro de 2016 foram realizadas 975 internações somente nesse ano.
A Saúde Mental sofreu diversas transformações durante esses 142 anos principalmente no que se refere a mudança de foco da doença mental para proteção e promoção do bem estar das pessoas acometidas de transtornos psíquicos e tratamentos dos seus familiares e entornos comunitários; da crença fatalista na incurabilidade, na periculosidade e na improdutividade das pessoas diagnosticadas com transtornos mentais e comportamentais, para o investimento na sua recuperação e reinserção social e o abandono da inevitável institucionalização, para o cuidado no contexto de uma rede de serviços substitutivos ao modo asilar.
No dia 10 de outubro se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental. Para celebrar a ocasião, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) mostra o trabalho realizado pela equipe médica do Hospital Psiquiátrico São Pedro em relação ao paciente Pedro Miranda, 21 anos. O rapaz passou 90 dias internado na instituição. Após se recuperar voltou para a cidade natal onde retomou suas atividades como cantor.

A história do cantor Pedro Miranda

Histórias como a de Pedro Miranda que nos fazem amar cada dia mais a nossa profissão.
Tags: são pedro Psiquiatria Saúde Mental Hospital psiquiatrico

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política