Seus dependentes possuem previdência privada? Então fique atento a suas obrigações perante o INSS
A Luta

Seus dependentes possuem previdência privada? Então fique atento a suas obrigações perante o INSS

Compartilhe

22/06/2018 10:16

Se você é médico e tem interesse em contratar um plano de previdência privada em nome dos seus dependentes, como cônjuge e filhos acima de 16 anos, saiba que você também tem o dever de contribuir com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Essa cobrança está prevista na Instrução Normativa n°588, publicada em 21 de dezembro de 2005, mas só passou a ter efeito prático neste ano. Desde então, há risco que médicos sejam intimados e até mesmo autuados por desconhecer e, consequentemente, descumprir a normativa.

A Receita Federal exige que os contribuintes recolham o INSS sobre um salário mínimo para cada dependente com mais de 16 anos que tenha um plano de previdência privada. Caso contrário, não podem utilizar a previdência do dependente para buscar abatimento na declaração do Imposto de Renda.

A Assessoria Contábil do Simers destaca que a contribuição paga ao INSS sobre o salário mínimo em nome do dependente não é dedutível do IR.

Por tratar-se de órgãos Federais a Receita Federal tem acesso direto ao banco de dados do INSS, consequentemente a ausência do recolhimento da contribuição poderá gerar pendências no Processamento da Declaração estando o contribuinte sujeito a notificação pela Receita Federal.

Anos atrás, a Receita Federal não exigia o recolhimento da contribuição ao INSS sobre a Previdência Privada, mas agora o Banco de Dados da Previdência está interligado com a Receita Federal, proporcionando as informações necessárias para a cobrança.

O Simers conta com um serviço especializado de contabilidade para médicos. Se você tem dúvidas, procure o nosso atendimento pela Central de Relacionamento: (51) 3027.3737.

Tags: assessoria contábil Imposto de Renda INSS Receita Federal

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política