Simers alerta que Secretaria de Saúde do RS agrava falta de pessoal no São Pedro com transferência de funcionários e vai debater o tema com o MP nesta quinta
Defesa

Simers alerta que Secretaria de Saúde do RS agrava falta de pessoal no São Pedro com transferência de funcionários e vai debater o tema com o MP nesta quinta

Compartilhe

06/07/2022 11:02


O Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsi-Simers) alerta para a falta de gerenciamento de recursos humanos no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPS), na Capital. O grave problema vem sendo pauta constante de ações da entidade sindical e foi confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), por meio de documento apresentado em reunião realizada no último dia 28, na sede do hospital, com a presença do Sindicato, autoridades e representantes dos funcionários.


A partir dessas informações, o NuPsi-Simers solicitou a antecipação da audiência com Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos de Porto Alegre, garantindo agenda já para esta quinta-feira, 7. “O São Pedro vivencia uma situação de urgência e que beira a de calamidade devido à falta de assistência digna, tanto para pacientes internados, que necessitam dos serviços prestados, como para os profissionais que lá atuam”, alerta o diretor-geral do Simers e coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade, o psiquiatra Fernando Uberti.

 
Os dados fornecidos pela SES mostram que foi feito o direcionamento de funcionários e da carga horária de servidores do São Pedro para os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs), locais que abrigam pacientes do São Pedro em processo de desinstitucionalização. Desde março, o NuPsi-Simers vem solicitando à governo estadual a lista completa do quadro funcional do São Pedro, incluindo os remanejamentos. Além dos ofícios encaminhados à pasta, a demanda também foi apresentada ao Ministério Público do RS. 

“Essa transferência de psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem, vem agravando a escassez de recursos humanos da instituição, enquanto a Secretaria justifica impossibilidade de reabertura de leitos de dependência química por falta de pessoal, em um hospital que referência em atendimento para todos os gaúchos”, destaca.

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política