Simers convida senador Mourão para o Portas Abertas e defende a revalidação do diploma para médicos estrangeiros
Defesa

Simers convida senador Mourão para o Portas Abertas e defende a revalidação do diploma para médicos estrangeiros

Compartilhe

29/05/2023 18:05

Para levar as pautas da categoria ao Poder Legislativo federal, o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, e o diretor-geral, Fernando Uberti, estiveram reunidos com o senador General Hamilton Mourão, na tarde desta quinta-feira, 25. O encontro aconteceu no gabinete do parlamentar, em Porto Alegre, e também teve como objetivo a aproximação da entidade com o representante gaúcho na política nacional, com a entrega do convite para a participação no evento Portas Abertas – Diálogos com a Política, realizado pela entidade.

“O Simers vem realizando encontros bimensais e será uma honra contar com a presença do senador Mourão, para um bate-papo com a nossa direção, com o objetivo de discutir ações e políticas públicas que visam a melhoria das relações de trabalho, ensino da Medicina e atualização da legislação na área”, explica Rovinski.

MP 1165

Além do convite, os dirigentes do Sindicato também trataram sobre a Medida Provisória (MP) nº 1.165, de 20 de março de 2023, a qual institui a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, no âmbito do Programa Mais Médicos. O texto dispensa a revalidação do diploma dos profissionais de outros países, o que para a categoria é algo preocupante.

De acordo com o diretor-geral do Simers, a MP expõe a fragilidade da assistência à Saúde. “O Sindicato Médico gaúcho defende a revalidação do diploma e o Revalida é um exame que busca garantir se as habilidades e as competências dos profissionais estão de acordo com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde, segundo os próprios preceitos do Ministério da Educação”, afirma Uberti.

Ele também destaca que o programa Mais Médicos nada mais é do que uma iniciativa transitória para os gargalos da saúde pública no País. “O Simers defende a implementação de uma carreira de estado para médico como uma solução definitiva para assegurar a permanência de profissionais nos mais diversos recantos do País, assim como uma Saúde com mais qualidade aos pacientes. O que também passa pela definição de critérios mais rigorosos para a abertura de novas vagas, visando a excelência já desde a formação”, reforça o diretor-geral do Sindicato Médico.

 

Tags: Revalida revalidação Programa Mais Médicos Qualificação Escolas médicas Portas Abertas - Lideranças Políticas Senado Federal

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política