Simers e ABP aprofundam parceria por meio de campanha pela valorização da assistência psiquiátrica
Defesa

Simers e ABP aprofundam parceria por meio de campanha pela valorização da assistência psiquiátrica

Compartilhe

09/12/2021 09:13

A campanha pela valorização da assistência psiquiátrica, lançada pelo Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), ganhou abrangência nacional com a parceria da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Tendo como slogan: “Loucura é a falta de assistência psiquiátrica”, a ação integra as duas entidades e objetiva sensibilizar a sociedade os gestores, em todos os níveis, para a necessidade de maior atenção ao tema.

“Nossa parceria com a ABP já nasceu forte, realizamos inúmeras ações de grande impacto, mesmo em um período desafiador”, observa o coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Simerse diretor da entidade médica, Fernando Uberti. “Agora, é momento de aprofundarmos e ampliarmos essa atuação por meio de uma grande campanha que sintetiza nossos objetivos: fortalecer a assistência psiquiátrica no país”, acrescenta.

Somente no Rio Grande do Sul existe um déficit de mais de dois mil leitos psiquiátricos, além da possibilidade de fechamento de hospitais especializados, como o Hospital Psiquiátrico de Rio Grande e o Hospital Colônia Itapuã. Além disso, muitos espaços que realizam atendimentos em saúde mental enfrentam problemas estruturais e a falta de médicos, como é o caso do Instituto Psiquiátrico Forense do RS. 

“Temos como missão na ABP combater o estigma e lutar por um atendimento digno em saúde mental para todos os que necessitam. A nossa parceria tem sido um sucesso e em 2022, ela crescerá ainda mais”, afirma o presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva.

O Simers, em conjunto com a ABP, espera expandir a campanha a outros estados brasileiros, articulando ações que representem mais assistência hospitalar e ambulatorial a quem sofre com doenças mentais.

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental Núcleo de Psiquiatria Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política