Simers e Associação Brasileira de Psiquiatria devem firmar parceria
A Luta

Simers e Associação Brasileira de Psiquiatria devem firmar parceria

Compartilhe

16/03/2020 00:00

Reunião entre representantes da ABP e do Simers ocorreu em Porto Alegre

Reunião entre representantes da ABP e do Simers ocorreu em Porto Alegre

Uma parceria entre o Simers e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para defender e fortalecer a Psiquiatria no país deve ser formalizada em breve. O tema foi tratado durante encontro na sexta-feira (13) entre o Diretor de Interior do Simers e psiquiatra Fernando Uberti e o diretor Marcos Rovinski com o presidente da ABP, Antônio Geraldo, e o vice-presidente da entidade nacional, Cláudio Martins.

Como parte da parceria, foi definida a criação de um grupo de trabalho entre as duas entidades para avançar em assuntos como a falta de medicamentos para os pacientes psiquiátricos, a redução de leitos nos hospitais e a atualização das legislações vigentes sobre a assistência em saúde mental. “Cinco das dez principais causas de afastamento no trabalho são causadas por doenças mentais”, salientou o presidente da ABP.

Uberti e Geraldo darão prosseguimento a pautas representativas da especialidade e pretendem lançar um conjunto de benefícios que contemplem os médicos ligados às duas entidades. 

Ambos também reforçaram a necessidade de reforma do modelo de assistência aos pacientes com distúrbios mentais, com mudanças nas atuais leis. “A Psiquiatria é, historicamente, uma das áreas da Medicina que sofre com mais tentativas de instrumentalização política. O Núcleo de Psiquiatria do Simers e a ABP certamente podem fazer um trabalho muito forte para a defesa do exercício profissional do psiquiatra e da segurança dos pacientes”, afirmou Uberti.

Tags: Psiquiatria Saúde Mental Desassistência em saúde mental Leitos de saúde mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política