Simers e FMB são favoráveis à prorrogação da moratória das escolas médicas
Defesa

Simers e FMB são favoráveis à prorrogação da moratória das escolas médicas

Compartilhe

19/05/2022 13:11


O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), juntamente com a Federação Médica Brasileira (FMB), são favoráveis à prorrogação da moratória das Escolas Médicas, conforme a Portaria nº 328/2018, do Ministério da Educação. A medida suspendeu por cinco anos os editais de chamamento público para autorização de novos cursos de graduação em Medicina, e vagas em escolas em funcionamento. Assinada em abril de 2018, a Portaria deixa de vigorar em menos de um ano.

“O Simers, como membro filiado à FMB, ratifica a posição da entidade sindical nacional, comunicada por seu Presidente, Tadeu Calheiros (PE). Somos contrários a qualquer forma de flexibilização da moratória que paralisou a abertura de escolas médicas e novas vagas em faculdades de Medicina no país”, enfatiza o diretor-geral do Sindicato, Fernando Uberti. O dirigente da entidade gaúcha destaca que há a necessidade de uma política aprofundada de avaliação das faculdades já existentes, para qualificação e organização do sistema hoje em funcionamento. “Saudamos a decisão dos Ministérios da Saúde e Educação por sustar a portaria 342 e pela formação de um Grupo Técnico (GT) que discutirá esse contexto”, acrescenta.

Hoje o Brasil é o país com mais escolas de Medicina no mundo inteiro, e ultrapassa a Índia, China e Estados Unidos, que têm população exponencialmente maior. “Qual a verdadeira razão disso? Bem sabemos que que para uma assistência em saúde de excelência é necessária qualidade nas formações médicas, o que vinha sendo prejudicada com a abertura desenfreada de escolas sem infraestrutura e campos de estágio e com corpo docente desqualificado”, afirma o presidente da FMB, Tadeu Calheiros.

Para Calheiros, o lucro não pode estar à frente da formação de Médicos Brasileiros. “Reforçamos nossa contrariedade à Portaria 343/2022, do Ministério da Educação, que trata sobre ampliação das vagas em escolas médicas. Estamos em ano eleitoral, e que os novos comandantes deste País, assumam o compromisso de primar pela boa Formação Médica”, sustenta.

Tags: Medicina Médicos FMB Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política