Simers em São Lourenço do Sul: direção se reúne com prefeito e administração da Santa Casa
Defesa

Simers em São Lourenço do Sul: direção se reúne com prefeito e administração da Santa Casa

Compartilhe

26/05/2023 10:21

Uma comitiva do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), liderada pelo diretor de Interior da entidade, Luiz Alberto Grossi, e pelo diretor regional do Simers para Região Sul, Marcelo Sclowitz, esteve em São Lourenço do Sul, no Sul do Estado, reunida, na manhã desta quinta-feira, 25, com o prefeito Rudinei Härter, na sede do Executivo. Em pauta, o atraso nos salários dos médicos da Santa Casa do Município. Os profissionais estão sem receber desde janeiro. O hospital só recebe repasses da administração municipal para pagamento dos salários dos residentes da Psiquiatria.

 

Após quase duas horas de conversações, a comitiva do Simers se dirigiu à Santa Casa para uma breve visita ao administrador do hospital, André Luiz Hinterholz. No encontro foi confirmado o pagamento dos vencimentos em atraso. O executivo da Santa Casa garantiu que será pago 50% do mês de janeiro e a integralidade dos salários que ainda não foram quitados, incluindo os referentes a maio. Para isso, cada médico terá que fazer um empréstimo junto a uma instituição financeira. A administração da Santa Casa se comprometeu formalmente a assumir a dívida dos profissionais junto à unidade credora.

 

O diretor Luiz Grossi avaliou como positiva a agenda. “Embora não ideal, houve uma evolução no caso que envolve o atraso nos vencimentos dos médicos da Santa Casa”, destacou. Ele também considerou importantes as reuniões com o prefeito e com o administrador da Santa Casa: “Há disposição entre as partes em resolver, e o Simers está aberto a mediar este diálogo”.  “Não é uma solução”, avaliou Marcelo Sclowitz. Para ele a medida é uma ação paliativa para aliviar a crise provocada pela falta de pagamento dos salários devidos.

A Santa Casa de São Lourenço do Sul, cidade de 43.501 habitantes segundo o censo 2020, é referência também para os municípios de Turuçu e Cristal. Dispõe de 111 leitos – 99 deles destinados a pacientes SUS. Os dados são do administrador, André Hinterholz.

 

Diante da ausência de diálogo entre prefeitura e administração do hospital e a crítica do prefeito ao que considera “falta de transparência” dos gestores da Santa Casa, os representantes do Simers colocaram o Sindicato a disposição para mediar o impasse. Além de propor uma audiência pública, a comitiva sugeriu ao Executivo a elaboração de um projeto de lei que estabeleça a toda instituição de saúde que receba dinheiro público a obrigatoriedade de prestar contas à Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores - precedente aberto durante a covid 19.

 

Também participaram da reunião o delegado sindical do Simers em São Lourenço do Sul, Naurio Machado e representantes das assessorias Jurídica e Política da entidade médica. Pela prefeitura, além do prefeito, participaram a secretária de Saúde, Adriane Martins, e o procurador do Município, Henrique Crespo.

 

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política