Simers emite carta aberta em apoio a mudanças na Rede de Atenção Psicossocial
A Luta

Simers emite carta aberta em apoio a mudanças na Rede de Atenção Psicossocial

Compartilhe

11/12/2017 18:19

Nos últimos dias, o Ministério da Saúde demonstrou estar trabalhando, através da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (CGMAD), em mudanças na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O objetivo desse trabalho é criar um ambiente propício à ampliação e aprimoramento da estrutura de atendimento à saúde mental – proporcionando aos pacientes mais acesso a leitos adequados (quando necessários) e um tratamento especializado em todos os níveis de atenção médico psicossocial. Na internet, a Federação Nacional das Associações em Defesa da Saúde Mental (FENAEMD-SM) organizou um abaixo-assinado para demonstrar apoio à aprovação das mudanças. Até a tarde desta segunda-feira (11/dez), o movimento já contabilizava mais de 2.800 assinaturas – o objetivo é chegar a 5.000.

Clique aqui para participar do abaixo-assinado.

Atento ao tema, o Simers, como entidade que representa os médicos do Rio Grande do Sul, emitiu uma carta aberta manifestando apoio às medidas em análise pela CGMAD (veja abaixo), somando-se, assim, a diversas outras entidades representativas do país que também lutam em defesa dos pacientes que sofrem de doenças mentais.
Carta aberta do Simers manifesta apoio às mudanças em estudo na Rede de Assistência Psicossocial
Carta aberta do Simers manifesta apoio às mudanças em estudo na Rede de Assistência Psicossocial
Entre as medidas em estudo, constam a disponibilização de unidades ambulatoriais específicas para o atendimento de doenças mentais; a ampliação e modernização de hospitais psiquiátricos, incluindo-se novas provisões de custeio; e a construção de novas unidades de leitos especializados em doenças mentais nos hospitais gerais – o que vem ao encontro das necessidades enfrentadas no Rio Grande do Sul, onde o Simers atua.
Tags: Leitos de saúde mental Saúde Mental Desassistência em saúde mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política