Simers participa da instalação da Frente Parlamentar Pró-Saúde Auditiva Vamos Ouvir
Defesa

Simers participa da instalação da Frente Parlamentar Pró-Saúde Auditiva Vamos Ouvir

Compartilhe

26/04/2022 18:07


O vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, representou a entidade médica na instalação da Frente Parlamentar Pró-Saúde Auditiva "Vamos Ouvir", realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, 26. Matias parabenizou a iniciativa do deputado estadual Thiago Duarte, que busca dar visibilidade à causa, uma vez que a surdez é o déficit sensorial humano mais comum. Segundo dados da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia, a realidade de surdos no Brasil é de um milhão de crianças e jovens até 19 anos, sendo que um terço da população acima de 65 anos apresenta algum nível de perda auditiva.


“Estamos diante de uma luta de muitos gaúchos e, graças a iniciativas como essa, que todos podem ter a esperança de voltar a ouvir ou ouvir pela primeira vez. Com certeza, o Simers é parceiro da Frente Parlamentar”, reforça Matias.


A Frente “Vamos Ouvir” terá dois focos de atuação. O primeiro, será voltado a garantir recursos necessários para prover a lista dos que aguardam o implante coclear, realizado apenas no HCPA, via emendas parlamentares. O segundo, será buscar apoio de parcerias público e privadas para acelerar a triagem dos pacientes que aguardam na fila.


No Rio Grande do Sul, apenas o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) realiza o serviço de implante coclear via Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, a fila de espera dos adultos para o implante chega a quatro anos, já que a instituição realiza 24 cirurgias desse tipo por ano. Para se ter uma ideia, com um investimento no valor de R$ 1.592.339,42, seria possível aumentar esse número para 40 procedimentos ao ano.


*Presenças*

Participaram da solenidade o presidente da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia, Carlos Brinckmann; o presidente da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, Luiz Lavinsky; representando HCPA, a fonoaudióloga Adriana Silveira; o coordenador do Programa de Implante Coclear e Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço do HCPA e professor da Faculdade de Medicina da UFRGS, Sady Selaimen da Costa; o presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, Renato Roithmann; a conselheira do Conselho Federal de Medicina (CFM), Tatiana Della Giustina; o ex-prefeito José Fortunati e a ex-secretária estadual e ex-deputada Regina Becker.

Tags: Medicina Médicos Assembleia Legislativa

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política