Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - Simers
Defesa

Simers participa de audiência pública contra o fechamento de maternidades no RS

08/12/2022 10:11

O vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, participou nesta quarta-feira, 7, de audiência pública na Assembleia Legislativa sobre o fechamento de maternidades no Rio Grande do Sul nos últimos anos. “Desde 2018 até a metade deste ano, houve diminuição de 35% dos leitos de maternidade no Estado”, destacou o vice-presidente do Simers. A reunião teve coordenação do deputado estadual Thiago Duarte na Comissão de Saúde e Meio Ambiente, do parlamento gaúcho.

 

Conforme o vice-presidente Matias, as dificuldades financeiras das instituições de saúde não podem justificar o fechamento de maternidades e Centros Obstétricos e essa realidade, cada vez mais, coloca em risco a saúde de mães e seus bebês. O dirigente salienta ainda que o acesso público ao pré- natal e o parto está ficando cada vez mais difícil e há um ambiente de insegurança entre os profissionais da saúde.

 

Para enfrentar esta realidade do momento, Matias sugere a aprovação do Projeto de Lei (PL) do Parto Seguro. A proposição está em tramitação na Assembleia Legislativa e já significou regulação adequada de condutas, em diversas cidades do Estado, no momento dos partos, inclusive para as doulas, garantindo atendimento sem qualquer pagamento como preconiza o Sistema Único de Saúde.

 

O deputado Thiago Duarte, por sua vez, garante que intensificará esforços para uma rápida tramitação do PL no Legislativo e projeta para 2023 a criação de Comissão Especial sobre a realidade das maternidades e Centros Obstétricos pelo Estado. Participaram da audiência, de forma on-line, representantes de entidades da saúde, do Ministério Público e do Governo do Estado.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política
SEGUROS