Simers premia alunos das faculdades de Medicina no encerramento da 23º edição do Trote Solidário
Medicina

Simers premia alunos das faculdades de Medicina no encerramento da 23º edição do Trote Solidário

Compartilhe

18/05/2023 17:51

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), juntamente com o Núcleo Acadêmico do Simers (NAS), realizou, nesta quarta-feira, 17, no Auditório Carlos Sá, na sede da entidade médica em Porto Alegre, cerimônia de premiação aos vencedores da 23ª edição do Trote Solidário. O ano de 2023 marca 15 anos ininterruptos do evento que é apoiado pela sociedade gaúcha e que acumula um impacto social em mais de 800 mil pessoas, por meio da arrecadação de alimentos, doação de sangue, tampinhas plásticas, roupas e livros. As doações começam no dia 13/03, via portal Banco de Alimentos (www.doealimentos.com.br/Inicial), seguidas por recolhimento de doações em supermercados do RS, por parte dos estudantes e doação de sangue nos principais hemocentros do Estado.

O evento contou com a presença do presidente do Simers, Marcos Rovinski, direção do NAS e do Sindicato e representantes das comissões organizadoras das universidades premiadas que integraram a edição do primeiro semestre de 2023. O Trote Solidário teve origem em 2008, com o objetivo de acabar com as recepções aos calouros utilizando violência física. Nestes 15 anos foram arrecadadas quase 400 toneladas de alimentos, 5,7 toneladas de tampinhas, 7.774 bolsas de sangue, além de 31.233 mil livros e 837.000 pessoas beneficiadas. De 2008 até hoje, 19.784 estudantes participaram do evento, que já é marca registrada junto às Faculdades de Medicina, ao substituir a recepção aos calouros por empatia e ajuda ao próximo.

A iniciativa promovida pelo NAS, também reconhece as turmas de Medicina que mais arrecadaram, tanto na Capital quanto no interior do Estado. Este ano, o pódio ficou com as seguintes universidades: a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) conquistou o primeiro lugar, seguidos dos alunos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já entre as instituições do interior, foi a vez da Universidade de Passo Fundo (UPF) ganhar o título de campeã, com segundo e terceiro lugares garantidos para Santa Maria, com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Franciscana (UFN).

O presidente do Simers, Marcos Rovinski, destacou a importância e incentivo da formação de novos médicos para o futuro da medicina. “A meta é ter mais estudantes. O futuro da medicina e a valorização dos médicos passam por aqui: pelo estudo e qualificação dos profissionais. Nós, do Sindicato, estamos à disposição para representar e proteger vocês”, disse Rovinski.

Para a presidente do NAS e acadêmica de medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde, Júlia Adames, ver os ganhos da população ao final é o que enche os estudantes de orgulho e que motiva a continuação do trote. “O nosso propósito é que o trote cresça cada vez mais, que a gente consiga engajar mais alunos, como tem sido nos últimos anos. Tudo isso para que a comunidade receba o melhor no final, com as doações arrecadadas.”

“Uma vez mais os estudantes entenderam os propósitos do Trote Solidário e conquistaram donativos que ajudarão muitas pessoas. O importante é extinguir a prática dos trotes violentos aos calouros e ampliar a capacidade social destes jovens que escolheram cuidar da vida e da saúde humana”, lembrou o diretor de Políticas Estratégicas do Simers, Vinícius de Souza.

O evento também contou com a presença dos parceiros da ação, o Instituto do Câncer Infantil e o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul.

 

Tags: Núcleo Acadêmico Simers (NAS) Trote Solidário

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política