Simers prestigia entrega da reforma do prédio da Faculdade de Medicina da UFPel
Defesa

Simers prestigia entrega da reforma do prédio da Faculdade de Medicina da UFPel

Compartilhe

22/04/2023 06:18

Egresso da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o diretor de Interior do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Luiz Alberto Grossi, representou a entidade médica na manhã deste sábado, 22, no ato de entrega da reforma do prédio da instituição. O evento é o ponto alto da programação dos 60 anos da Faculdade, celebrado dia 3 de abril, data que marca a assinatura do decreto presidencial que autorizou o funcionamento da Leiga, como é conhecida.

 

Além da reforma do prédio, cuja construção remonta a 1913, as seis décadas de existência da Faculdade de Medicina serão celebradas nesta noite com um baile no Clube Caixeiral, Centro histórico de Pelotas. O evento contará com um ensaio fotográfico oferecido pelo Simers, que também foi representado na solenidade pelo diretor Marcelo Sclowitz – responsável pela Região Sul do Sindicato. 

 

Convidado a se manifestar  por Julieta Fripp, diretora da unidade, Luiz Alberto Grossi ressaltou que um sentimento unia todos os presentes nesta manhã: o orgulho. “Estou aqui como diretor do Simers e egresso da Leiga, e aqui, neste momento, há um sentimento que nos une, que é o orgulho de sermos da Leiga, este é um traço bastante comum entre todos nós que passamos por esta casa, o orgulho de termos nos formado nela”, afirmou, para aplausos de uma plateia composta por mais de cem pessoas, entre egressos, familiares, professores, ex-professores, diretores e pelo ex-reitor da UFPel, médico César Borges - ex-aluno e ex-professor da Famed.

 

Simers presente nos festejos de 60 anos da Femed

 

O Simers tem marcado presença nas comemorações desses 60 anos. No início do mês, na solenidade realizada para marcar o aniversário do decreto presidencial que autorizou o funcionamento da Faculdade, o Sindicato entregou uma placa comemorativa em que além de parabenizar pela data, registrou o agradecimento e o reconhecimento pelos serviços prestados na formação e qualificação dos profissionais da Medicina. “O Sindicato tem vários filiados oriundos da Famed, essa faculdade é responsável por uma fatia importante dos médicos aos quais o Sindicato representa, é um segmento do Simers”, explicou Grossi.

 

Boa parte deles contribuiu na reforma do prédio. O movimento com aporte financeiro de centenas de ex-alunos iniciou ano passado a fim de levantar os R$ 300 mil necessários para a pintura da fachada (incluindo lateral e fundos) e restauro de esquadrias e aberturas. Novas iniciativas para investimento em manutenção e infraestrutura da edificação deverão ser realizadas em um futuro próximo: além de abertura de um fundo, semana que vem a Associação de Egressos da Leiga será devidamente formalizada. 

 

Paralelamente, outras atividades vão marcar os 60 anos da Famed ao longo do ano. Dentre elas o lançamento previsto para setembro do livro que contará a história da Faculdade. A obra, cuja pesquisa também conta com apoio financeiro de egressos, terá cinco capítulos, desde os debates iniciais para a criação do curso, passando pela federalização, os médicos pioneiros, as primeiras mulheres formadas na Leiga, medicina inclusiva, depoimentos e cartas escritas por ex-alunos, além de imagens de arquivo. A coordenação do trabalho é da doutora em História e professora da UFPel, Lorena Gill.

 

Fotos: Roberto Ribeiro

Tags: Médicos Medicina UFPel

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política