Simers reforça campanha Saúde Mental é Assunto Sério o Ano Todo em Porto Alegre
Vida

Simers reforça campanha Saúde Mental é Assunto Sério o Ano Todo em Porto Alegre

Compartilhe

23/05/2023 18:13

Para falar de perto com a população sobre a importância de cuidar da mente nos 365 dias do ano, o Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq – Simers) vai estar neste sábado, 27, divulgando a campanha Saúde Mental é Assunto Sério o Ano Todo, em Porto Alegre. A ação inicia a partir das 9h, na Rótula das Cuias, onde acontece a 3ª Corrida pela Adoção, promovida pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc).

Médicos psiquiatras que fazem parte o NuPsiq – Simers vão estar conversando com a comunidade e ressaltando os benefícios da saúde integral, com atenção ao corpo e ao bem-estar emocional. Os profissionais vão distribuir material informativo e alertar sobre a necessidade de tratar os transtornos mentais, além de reforçar a luta contra o estigma e o preconceito aos que enfrentam doenças como a depressão e a ansiedade — com índices de prevalência cada vez maiores na sociedade.

“Falar de saúde mental é urgente, pois a detecção precoce do sofrimento psíquico pode salvar vidas e evitar desfechos trágicos. Para se ter uma ideia sobre o quanto o assunto precisa ser discutido com a sociedade, nas mais diferentes faixas etárias, dados da Organização Mundial da Saúde apontam que o suicídio é a terceira causa de morte de jovens brasileiros, entre 15 e 29 anos”, afirma o coordenador do NuPsiq e diretor-geral do Simers, o psiquiatra Fernando Uberti.

Durante a ação, que também aconteceu nas principais praias do Litoral Norte nos meses de janeiro e fevereiro, o Sindicato também vai divulgar o serviço Sim Saúde Mental, oferecido aos associados e colaboradores, com atendimento a preços diferenciados e por meio de parcerias. Uma delas é a realizada com o Centro de Estudos Luis Guedes (Celg), referência em educação continuada na área.

Serviço

O que: Campanha Saúde Mental é Assunto Sério o Ano Todo
Quando: 27 de maio, a partir das 9h
Local: Rótula das Cuias (Avenida Edvaldo Pereira Paiva, 1503)

Tags: Núcleo de Psiquiatria Simers Saúde Mental Depressão Ansiedade Qualidade de vida

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política