Simers se reúne com o secretário da Saúde de Gravataí
Defesa

Simers se reúne com o secretário da Saúde de Gravataí

Compartilhe

15/06/2021 17:43

 


Comitiva do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), liderada pela diretora Gisele Belloli, esteve reunido nesta terça-feira, 15, com o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Gravataí, Régis Fonseca Alves, e com o diretor técnico médico da pasta, Alessandro Lindner.

O encontro contou também com a participação dos médicos das unidades básicas de saúde do município que relataram os desafios enfrentados no cotidiano da atenção básica, principalmente no período da pandemia. Uma das principais questões debatidas foi acerca da autonomia da agenda médica com consequente impacto na assistência adequada à comunidade. Os profissionais também pontuaram o déficit nos reajustes da remuneração que pode chegar a 42%, em relação ao INPC, nos últimos cinco anos.

O secretário Alves ouviu atentamente a todos, reiterou que está aberto ao diálogo e ressaltou que vai avaliar os temas apresentados. "É fundamental o diálogo entre a gestão e os profissionais que atuam na ponta. Apesar da pandemia, acredito que teremos nos próximos dias alguns avanços nos serviços”, observou Régis Fonseca Alves. O secretário da Saúde agradeceu ao Simers pela disponibilidade. “Acredito que é por aí que conseguimos trazer bons resultados para a nossa atenção básica e para o atendimento em saúde para o município", salientou. 

O titular da SMS de Gravataí esteve recentemente em Brasília buscando a reversão de um montante de R$ 7 milhões ao ano, que acabou sendo suspenso em 2020. Esses recursos, segundo ele, poderiam ser implementados na qualificação da saúde. "Por isso, precisamos estar ligados ao Ministério da Saúde, atendendo as demandas, as necessidades e as diligências para que possamos disponibilizar o recurso de custeio, que é fundamental para qualificar nossos serviços", finalizou.

Na avaliação da diretora Gisele, a reunião foi positiva e poderá trazer avanços para a categoria no município. Ela também agradeceu ao acolhimento da secretaria da Saúde e salientou que o Simers segue aberto ao diálogo na busca de condições adequadas para a atuação dos médicos, uma vez que defender os médicos é defender a saúde. Também participaram da reunião os assessores jurídico e político da entidade médica.

Tags: Gravataí Atenção básica secretário da Saúde

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política