Simers vai às secretarias de saúde pela Caderneta da Criança
Defesa

Simers vai às secretarias de saúde pela Caderneta da Criança

Compartilhe

22/11/2022 15:02

Os diretores do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Daniel Sauer Wolff, coordenador do Núcleo de Pediatria, e a pediatra Cristiane Kopacek, entregaram nas secretarias de Saúde da Capital e do Estado, nesta terça-feira, 22, ofício que alerta para a importância da entrega da Caderneta da Criança para os pais de recém nascidos e que não está sendo disponibilizada pelo Ministério da Saúde, desde o começo da pandemia, em março de 2020.

 

Na Secretaria Estadual da Saúde, Péricles Stehmann, responsável pelo Departamento de atenção primária e políticas da saúde, recebeu o documento do Simers. Os pediatras do Núcleo da entidade, destacaram a importância da caderneta que possui várias informações como se fosse o prontuário da criança e serve como um referencial e indicador de ações para gestores de saúde. 

 

No Município, o ofício foi entregue para Sônia Silvestrin, coordenadora da área técnica da Saúde e da Criança e da Adolescência Ela informou que 35 mil unidades devem ser impressas em breve. “É muito importante a entrega das cadernetas que através de suas anotações e indicações são decisivas para garantir a melhor saúde às crianças”, destacou o pediatra e coordenador do Núcleo, Daniel Sauer Wolff.

 

Já a pediatra Cristiane Kopacek, destacou que no Estado cerca de 10 mil bebês nascem ao mês e na Capital a média fica próxima de 900. “Além de buscarmos recuperar a entrega das cadernetas em atraso, é oportuna a regionalização de informações para facilitar o entendimento do conteúdo por responsáveis das mais diversas características e classes sociais'', argumentou. Os servidores das duas secretarias explicam que o Ministério da Saúde deixou de entregar as cadernetas porque o vencedor da licitação entrou em recuperação judicial durante a pandemia.

Tags: Medicina Médicos Pediatria

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política