Simers verifica as principais emergências de Porto Alegre nesta quarta-feira
Defesa

Simers verifica as principais emergências de Porto Alegre nesta quarta-feira

Compartilhe

03/05/2023 17:52

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) visitou nesta quarta-feira,03, algumas das principais emergências médicas da Capital. No roteiro, os hospitais Restinga e Extremo Sul (HRES); Clínicas (HCPA) e da Criança Conceição (HCC). Pela manhã, a diretora Luciana Mesko, junto das assessorias Política e de Comunicação do Sindicato, reuniu-se com o diretor técnico do HRES,Carlos Casartelli, e a diretora-geral Amanda Dal Molin. A pauta das agendas foi a verificação das condições das emergências da cidade. No Restinga, a situação era mais tranquila, comparada ao Hospital de Clínicas, que registrava superlotação e atendimentos de pacientes nos corredores.

No HRES, Casartelli explicou à Luciana Mesko o planejamento da instituição sobre a “Operação Inverno”, que tem como foco a ampliação de leitos e melhor fluidez no atendimento ao público infantil, acometido neste período por doenças respiratórias. A expectativa da instituição é que mais 10 leitos sejam habilitados nos próximos dias, conforme projeção feita ao HRES pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Na maior emergência SUS da Capital, no Clínicas, por volta do fim da manhã, a operação registrava atendimentos acima da capacidade máxima.

Diante da gravidade vista, a diretora do Simers reuniu-se com médicos e representantes do Corpo Clínico do HCPA. Conforme debatido com o chefe do Serviço de Emergência do HCPA, Daniel Fontana Pedrollo, a superlotação é em decorrência da falta de leitos de retaguarda do Hospital Santa Ana, abertura de novos leitos, além do desmonte da Rede Básica de Saúde, que deveria servir de base para o bom funcionamento do sistema público de saúde. Outros reflexos para a sobrecarga no HCPA é o fechamento/suspensão de atendimentos em hospitais da região metropolitana, tais como Padre Jeremias, em Cachoeirinha, Universitário, em Canoas e dos hospitais Alvorada e Viamão, além do Cardiologia, este último em Porto Alegre.

Emergência Pediátrica

À tarde, o Simers foi ao Hospital da Criança Conceição (HCC), na Zona Norte da Capital, onde a diretora Anice Metzdorf reuniu-se com os plantonistas da principal emergência pediátrica de Porto Alegre e Região.
Conforme relatos, há sobrecarga nos atendimentos e problemas para internar crianças devido ao fechamento de outras portas de emergência, tais como Hospital da Criança Santo Antônio e São Lucas da PUCRS, além da desassistência da rede básica do município e cidades adjacentes. 

Nos próximos dias, o Simers irá oficiar o Município acerca da Operação Inverno e de reestruturação da Rede Básica. Outro ofício será encaminhado à nova gerente do Hospital da Criança Conceição, Laís Lacerda, a fim de debater algumas demandas apresentadas e disponibilizar institucionalmente o Sindicato.

Tags: Hospital Restinga e Extremo Sul Hospital Criança Conceição Hospital de Clínicas de Porto Alegre Emergência pediátrica emergências lotadas saúde de Porto Alegre

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política