Situação caótica da UBS Claret, de Esteio, coloca população em risco
A Luta

Situação caótica da UBS Claret, de Esteio, coloca população em risco

Compartilhe

06/06/2019 00:00


Mofo toma conta de praticamente o prédio inteiro.
Mofo toma conta de praticamente o prédio inteiro.

Rachaduras nas paredes, mofo e alagamentos fazem parte da rotina de pacientes, médicos e demais funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Claret, em Esteio. As péssimas condições da unidade foram registradas em vistoria realizada pelo Simers na tarde desta quarta-feira (5/6).

A falta de manutenção é evidente em praticamente todos os ambientes do posto. Além do mofo, evidente em praticamente todas as paredes, nos dias de chuva a água escorre pelas lâmpadas, o que indica o risco de curtos-circuitos. Nos banheiros paredes apresentam rachaduras.

A situação do posto é tão precária que parte do prédio foi interditada por iniciativa da própria equipe de enfermagem. A UBS, que conta com aproximadamente 12 mil pacientes cadastrados, não tem registro de limpeza ou manutenção da caixa de água. 

“A situação é de total insalubridade na UBS, com problemas graves como infiltrações que impactam na rede elétrica que causam muito risco a profissionais e pacientes”, afirma a diretora da Região Metropolitana do Simers, Alessandra Felicetti.

Falta internet para consultar prontuários

Outro problema do posto é a instabilidade do sinal de internet. A carência exige que os profissionais imprimam as agendas de consultas com antecedência para manter o controle sobre os agendamentos. A falta de internet prejudica diretamente os atendimentos, pois impede que os médicos consultem os prontuários dos pacientes. Ou seja, mais um impacto negativo na população. 

Sem previsão de reformas

Segundo os profissionais da UBS Claret, a prefeitura de Esteio não emitiu nenhuma sinalização de que pretenda reformar a unidade. A Vigilância Sanitária também já vistoriou o local, mas ainda não emitiu nenhum parecer sobre a situação.
O Simers vai cobrar da prefeitura de Esteio providências que garantam as condições básicas de atendimento na UBS Claret.

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política