A sua operadora ressarce consultas não comparecidas?
A Luta

A sua operadora ressarce consultas não comparecidas?

Compartilhe

07/08/2018 15:43

Segundo a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), 30% do absenteísmo é proveniente de consultas que não são desmarcadas previamente. Ou seja, quando o paciente agenda um horário, não cancela a agenda e não comparece. Quando isso ocorre há um prejuízo a todos os envolvidos. O profissional fica com uma lacuna na sua agenda e deixa de atender outro paciente naquele horário - o que aumenta o tempo de espera por consultas. Conforme apurado pela Comissão Estadual de Honorários Médicos do Rio Grande do Sul (CEHM RS) - integrada por Simers, Amrigs e Cremers -, cada operadora de plano de saúde adota uma medida de cobrança ou isenção nos casos de falta. Apesar de não estar previsto na Lei nº 13.003, de 2014, que trata sobre os contratos entre operadoras e prestadores de serviço, o pagamento de consultas em que o paciente não compareceu tem sido uma prática adotada por algumas empresas.  

O que fazer para ser ressarcido

Para saber se você pode ser ressarcido, o primeiro passo é verificar direto com o plano de saúde qual o procedimento adotado para a situação. Algumas operadoras cobram o valor integral do beneficiário mediante justificativa, outras fazem reembolso se o paciente cancelar em até 24 horas após o horário original, mas existem ainda outras possibilidades.  

Registre as consultas

A CEHM-RS ressalta a importância de registrar a consulta – ou a falta – no sistema da sua operadora. Este registro ajuda a comprovar os casos em que houver a solicitação de reembolso.  

Mais informações

Se você quer mais informações, entre em contato com a CEHM-RS pelo email cehmrgs@gmail.com.
Tags: Convênios Planos de saúde consultas Absenteísmo

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política