Único médico de Caiçara fez cachaça para estudar
A Vida

Único médico de Caiçara fez cachaça para estudar

Compartilhe

15/02/2016 12:55

As adversidades enfrentadas por um integrante de família humilde, com pouco estudo, morador do Interior gaúcho, não impediram Celestino Zambonato de garantir, há 33 anos, uma vaga no curso de Medicina, um dos mais concorridos das universidades. Ele puxou carroça de cana-de-açúcar, produziu cachaça e também foi eletricista para assegurar a realização do sonho de ser médico. Atualmente, ele é o único profissional da área que mora em Caiçara, município de cinco mil habitantes no Noroeste do Rio Grande do Sul. A história do clínico geral começa em uma família pobre, moradora do interior de Santo Ângelo. Com 9 irmãos, mãe analfabeta e pai que precisava da ajuda dos filhos para o sustento do grupo, Zambonato auxiliava na colheita e no transporte de cana-de-açúcar e na fabricação de cachaça. “Puxava oito carroças de cana por dia para fabricar três barris de 100 litros”, relembra.
Celestino Zambonato conduzindo carroça com cana-de-açucar /Arquivo pessoal
Celestino Zambonato conduzindo carroça com cana-de-açucar /Arquivo pessoal
Desde cedo ele sabia que para garantir seu futuro era preciso estudar, mas a localidade não possuía turmas além da quinta série. Somente quando já era adolescente foi aberta uma escola com as séries seguintes e ele pode continuar a estudar, apesar dos apelos do pai de que ele precisava trabalhar. "Quando surgiu a sexta série eu sabia que deveria continuar. Expliquei para o pai e fiz um trato: eu trabalharia durante o dia e estudaria à noite. Depois de fazer a cachaça, eu tomava um banho de rio e caminhava 6 quilômetros a pé, ou ia de bicicleta, até a escola. Meu pai ficou admirado quando consegui concluir o Ensino Fundamental e isso foi um incentivo para seguir adiante”, conta o médico.
Rótulo da cachaça produzida pela família Zambonato_arquivo pessoal
Rótulo da cachaça produzida pela família Zambonato/Arquivo pessoal
Para concluir o Ensino Médio, Zambonato investiu em outra profissão. Fez curso de eletricista e trabalhou na área até se formar. Com a ajuda do irmão, fundou uma empresa de materiais elétricos e foi em busca do diploma de médico. Com os trabalhos de eletricista, guardou alguns valores e viajou até Porto Alegre para fazer um curso pré-vestibular. Foram três tentativas até garantir a aprovação. “Passei na Universidade Católica de Pelotas e me mudei para lá. Procurei trabalhos, fiz estágio em uma agência bancária e contava com a ajuda financeira da firma que abri com meu irmão. Depois de formado pude retribuir a ele todo esse apoio ajudando a pagar a faculdade de Direito da minha sobrinha e afilhada”, relatou emocionado, lembrando que o irmão, antes de falecer, pediu que ele cuidasse da filha.
A formatura do médico, na década de 80/Arquivo pessoal
A formatura do médico, na década de 80/Arquivo pessoal
Foram nove anos cursando Medicina, no qual ele se formou com 37 anos. Normalmente ele concluiria a faculdade em seis anos, mas preferiu se dedicar a estágios na própria universidade e no Esporte Clube Pelotas – time para o qual torce até hoje.
Zambonato já fez mais de 3 mil partos em Caiçara/Arquivo pessoal
Zambonato já fez mais de 3 mil partos em Caiçara/Arquivo pessoal
Único médico residente atua em Caiçara há 22 anos/Arquivo pessoal
Único médico residente de Caiçara, que atua no município há 22 anos/Arquivo pessoal
Zambonato conta com orgulho sua trajetória, pois entende que ela reforçou a consciência sobre as necessidades da comunidade onde vive. Também está atento a importância da implementação de um plano de carreira para médicos e melhores condições de trabalho nas regiões mais remotas. “Depois de formado me dediquei ao trabalho no Interior por entender o que essa localidade precisa. Estou em Caiçara há 22 anos, sou médico generalista e o único profissional que mora na cidade. Atendo também casos de pediatria, ortopedia e obstetrícia, sendo que já fiz em torno de 3 mil partos”, destaca. O próximo passo na história de Zambonato é ver um dos filhos também garantir o diploma de médico. O mais jovem dos dois filhos está no quarto ano de Medicina. “Está seguindo meus passos”, afirma o pai orgulhoso.
Tags: Orgulho Médico Médico do interior

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política