Pauta de extrema relevância principalmente para a Região Metropolitana de Porto Alegre, a situação de crescente preocupação com a saúde de Canoas foi assunto levado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). Durante reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, nesta quarta-feira (17), o vice-presidente do Simers, Felipe Vasconcelos, solicitou aos deputados a busca por soluções efetivas e urgentes para evitar o colapso na área.
A partir desta quarta, o Hospital Universitário (HU) de Canoas começa a restrição dos atendimentos eletivos, devido a inúmeros problemas, entre eles: dificuldades na formação de escalas, falta de diretor técnico no hospital, atrasos recorrentes nos pagamentos aos médicos e ambiente de trabalho inadequado com falta ou inoperância de alguns tipos de equipamentos e materiais. Os serviços essenciais à vida serão mantidos.
Leia mais:
https://www.simers.org.br/noticia/restricao-no-atendimento-do-hospital-universitario-de-canoas
Além das dificuldades citadas, o Simers levou aos deputados a preocupação quanto à contratação dos profissionais, cujo único vínculo hoje é a terceirização ou a quarteirização. “Estamos procurando uma solução para resolver o problema. Nos preocupamos com a categoria médica, mas também com o atendimento da população”, garantiu Vasconcelos durante a fala no Plenarinho.
A situação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas também foi tema da audiência. Elas sofrem das mesmas dificuldades. A restrição nos atendimentos eletivos foi aprovada pelos médicos em Assembleia e inicia a partir desta quinta-feira (18).
A restrição seguirá até que todos os pagamentos devidos aos médicos que atuam nas UPAs e no HU, em Canoas, sejam integralmente quitados, assim como melhorias nas condições de trabalho.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.