A empresa que administra as UPAs em Canoas terá de comprovar que os pagamentos dos funcionários e prestadores de serviço estão em dia para receber novos repasses. A determinação está em ato administrativo do prefeito Airton Souza entregue nesta manhã ao presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias. O documento estabelece que o IMAS deve quitar a remuneração até o quinto dia útil aos trabalhadores CLT e até o dia 15 para os contratos PJ.
“É a concretização do pedido que havíamos feito, uma vitória. Seguimos preocupados com os atrasos dos honorários dos médicos das UPAs, pela antiga terceirizada (o IBSaúde), e das dívidas de rescisões dos hospitais de Pronto Socorro e Universitário. Cobramos isso do prefeito e apresentamos uma possibilidade para que o Município possa viabilizar pagamentos aos profissionais.”, afirmou.
O apoio de Airton Souza à federalização do Hospital Universitário foi outro ponto importante da reunião na Prefeitura nesta terça-feira, 4, que teve também a presença da secretária de Saúde, Ana Boll, e de titulares de outras pastas. Para o Simers, essa é uma alternativa concreta para garantir a sustentabilidade da instituição e o fortalecimento do atendimento à população. O Grupo Hospitalar Conceição já manifestou interesse em assumir a gestão do HU.
“Obtivemos a concordância do prefeito sobre isso”, declarou Matias, que convidou o prefeito para, juntos, irem ao Ministério da Saúde para viabilizar a proposta.
LEIA MAIS
Simers acompanha audiência no Fórum de Canoas sobre implantação de plano para funcionamento dos hospitais da cidade
Sindicato se reúne com secretários municipais de saúde para apresentar solução para crise em Canoas
Audiência pública na Assembleia Legislativa debate crise no Hospital Universitário e UPAs de Canoas
O Simers vem articulando a federalização do Hospital Universitário como solução estruturante para a saúde de Canoas e da Região Metropolitana. Após reuniões com o diretor-presidente GHC, Gilberto Barichello, a proposta já foi apresentada na Assembleia Legislativa, Senado, Câmara dos Deputados, Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal) e ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-RS), entre outras autoridades.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.