Divulgação: Amália Ceola - ASCOM Simers
A diretora e coordenadora do Núcleo de Pediatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Valerie Kreutz, visitou na tarde desta quinta-feira (23) o Hospital e a Fundação Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, onde percorreu as áreas da emergência pediátrica, sala vermelha e UTI neonatal. Durante a visita técnica, a médica constatou falta de pediatras na escala de atendimento e manifestou preocupação com a continuidade do serviço.

.jpeg)
Em reunião com a direção da Fundação, Valerie solicitou a retirada de um cartaz exposto na recepção, que informava funcionamento normal da emergência pediátrica, informação que não condiz com a realidade atual da unidade. A direção se comprometeu a realizar a retirada.
.jpeg)
Segundo a diretora, a ausência de pediatras compromete a segurança do atendimento às crianças e pode expor outros profissionais de diferentes especialidades. Ela reforçou que a pediatria possui especificidades próprias, que precisam ser respeitadas e atendidas por médicos devidamente capacitados.

A direção da Fundação explicou que, sem reposição de profissionais e recursos financeiros, o fechamento da pediatria pode se tornar inevitável. A instituição informou já ter encaminhado ofícios à Secretaria Estadual da Saúde (SES), ao Ministério Público e a outros órgãos competentes, solicitando apoio para a manutenção do serviço.
.jpeg)
O Simers reiterou sua preocupação com a situação e informou que enviará documento oficial às autoridades competentes, cobrando providências e defendendo os médicos que possam ser expostos diante da atual falta de estrutura. A entidade também solicitou a elaboração de um plano emergencial e de retaguarda para garantir o atendimento pediátrico.
“É necessário que haja transparência com a população e segurança para os médicos. A emergência pediátrica não pode funcionar sem o número mínimo de profissionais necessários”, destacou Valerie Kreutz.
.jpeg)
Participaram da reunião o diretor-geral da Fundação Getúlio Vargas, Clovis Schimitz, a diretora administrativa e financeira, Graziele Amaral, a diretora de assistência à saúde, Patrícia Bienert, a médica Ângela de Moura, além das assessorias jurídica da Fundação e das assessorias jurídica, de relações governamentais e de comunicação do Simers.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.