Na manhã de segunda-feira (8), o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizou mais uma edição do Portas Abertas - Diálogos com a Política. O evento contou com a presença dos deputados federais e médicos Pedro Westphalen e Osmar Terra. Durante a reunião, o Simers solicitou o apoio dos parlamentares para discutir no Congresso temas como o Exame Nacional de Proficiência em Medicina, carreira pública aos médicos e o enfrentamento à terceirização sem critérios na saúde.
Marcos Rovinski, presidente do Simers, destacou a importância da atividade para compartilhar com os parlamentares as prioridades da entidade e da categoria no estado, e alinhar estratégias. “Já são dezenas de edições deste projeto, fundamental para aprofundar pautas que representem defesa profissional e avanço aos médicos”, afirmou.
O deputado Osmar Terra reforçou que as demandas do Simers visam garantir a qualidade da formação médica e da assistência em saúde“Hoje nós temos a proliferação desmedida de escolas médicas, e estamos tentando de alguma maneira garantir o mínimo de qualidade para a população brasileira, pois isso pode custar a vida das pessoas”, disse.
Fernando Uberti, vice-presidente do Simers, ressaltou a importância do Portas Abertas para levar as demandas dos médicos ao Congresso Nacional e influenciar os grandes debate se decisões em saúde no país. “Falamos sobre estratégias para combater a terceirização sem critérios que têm prejudicado a nossa assistência em saúde, a inaceitável abertura exponencial de faculdades de Medicina sem qualquer parâmetro de qualidade e a necessidade de termos uma carreira pública estruturada e valorizada para os profissionais de saúde, para fixarmos os médicos no interior e abandonarmos definitivamente o Programa Mais Médicos”, afirmou.
Pedro Westphalen, deputado e médico, elogiou a iniciativa do Simers de trazer parlamentares para dentro da entidade. “Estivemos aqui tratando de temas com quem decide, que são os parlamentares. É cada vez mais importante discutir sobre a "pejotização", a carreira médica e o exame de proficiência. Levaremos essas pautas para Brasília, onde daremos os devidos encaminhamentos”, afirmou.
Durante o evento, os parlamentares foram agraciados com o título de “Deputado da Medicina e da Saúde” e ambos oficializaram suas reassociações ao Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, enaltecendo a efetividade de ações e representatividade de ações da atual gestão.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.