Simers distribui materiais sobre cuidado com crianças e adolescentes nos abrigos
Vida

Simers distribui materiais sobre cuidado com crianças e adolescentes nos abrigos

Compartilhe

27/05/2024 10:34

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) se une a diferentes entidades para levar informações e cuidados que crianças e adolescentes estão necessitando nos abrigos temporários da Capital gaúcha. Na manhã desta sexta-feira, 24, o Núcleo de Pediatria da entidade iniciou a distribuição de pulseirinhas de identificação para as crianças — e também para auxiliar na prevenção de reações alérgicas, além de material informativo sobre como lidar em situações de suspeita de violência sexual e exploração sexual contra vulneráveis. 

A iniciativa é uma parceria com a Sociedade de Pediatria do RS, com o Centro de Referência de Atendimento Infantojuvenil (CRAI) e com o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). De acordo com o coordenador do Núcleo de Pediatria do Simers, Daniel Wolff, o objetivo deste trabalho é tornar o ambiente dos abrigos mais seguro para os menores de idade. “São locais amplos e com alta circulação de pessoas. Por isso, tanto as pulseirinhas como os folders podem contribuir para a proteção física e da saúde destas crianças e adolescentes”, explica.

No caso das pulseiras de identificação, um modelo conta com espaço para e contato dos pais e responsáveis e o outro para o apontamento de alergias, sejam a medicamentos, alimentos ou de insetos, facilitando o cuidado realizado pelos voluntários nos abrigos. Já os folders reproduzem as orientações do CRAI, com um passo a passo de como proceder em casos de suspeita de abuso ou violência, o tempo e a forma adequada de acolher as vítimas, assim como medicações e exames se houver necessidade. 

“É fundamental destacar a importância de manter as crianças sempre acompanhadas pelos responsáveis, em todos os espaços, principalmente em banheiros e locais com grande circulação. E lembrar que, quando houver suspeita de abuso, as denúncias podem ser feitas ao 190 da Polícia Militar e no Disque Direitos Humanos, o Disque 100”, reforça o pediatra.

 

Tags: Núcleo de Pediatria do Simers Pediatria Pediatra Criança Jovens; Adolescentes Segurança Informação enchentes Porto Alegre

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política