Equipe do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) fez, nesta sexta-feira, 18, uma visita técnica ao Hospital Universitário de Canoas HU). O objetivo foi verificar as condições de atendimento da UTI Neonatal, que não atua com equipe completa por conta da falta de profissionais contratados. A situação, inclusive, já havia sido alertada em ofício enviado aos gestores em 17 de abril. Resolução do Conselho Federal de Medicina determina a necessidade de 1 médico a cada 10 leitos. A UTI opera com 1 médico para 24 leitos.
De acordo com a diretora do Simers, Márcia Barbosa, que chefiou a equipe durante a visita técnica, “o quadro é grave. Não podemos ter uma UTI Neonatal operando dessa forma. O fato, mais uma vez, demonstra a ineficácia da gestão da saúde em unidades de Canoas”.
O problema foi comunicado à direção do hospital. A Assessoria Jurídica do Simers está atuando em busca de uma solução. Além dos problemas estruturais, médicos do HU e de outros hospitais de Canoas atuam com atrasos no pagamento das remunerações.
Em março, o Simers já havia feito uma vistoria geral em unidades de saúde do município. Um relatório foi entregue à prefeitura para providências.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.