O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizou, nesta quarta-feira, 10, em Pelotas, um evento para tratar sobre pré-natal e boas práticas no parto. O encontro, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foi liderado pela diretora da entidade e coordenadora do Núcleo de Obstetrícia, Débora Espírito Santo, e pelo conselheiro Vinícius Conejo. Entre os temas abordados com médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Primária, foram debatidos a importância do pré-natal, a lei do parto seguro e a importância do diálogo para construir uma relação de confiança com a gestante.
“Falar sobre o parto com a gestante faz diferença para alinhar as expectativas”, ressaltou Débora, dando exemplos de situações vividas por ela, em que a relação construída com a paciente foi essencial para a grávida confiar nas decisões da médica.
Durante as conversas, ela e Conejo procuraram entender qual a realidade da área de obstetrícia no Sistema Único de Saúde (SUS) do município e se a cidade notava aumento nos casos de gravidez de risco. O retorno dos profissionais a respeito do serviço foi positivo. “Temos que usar Pelotas como case no Estado, fico muito feliz em saber que aqui as coisas andam”, destacou Conejo.
LEIA MAIS
Pelotas: Prefeitura recua e lança nota reavaliando utilização do termo “violência obstétrica”
Simers participa do lançamento do SERMulher RS e apresenta campanha "Maternidade é Vida" em Passo Fundo
Canoas: Simers visita Centro Obstétrico do HU
A diretora do Simers na Região Sul, Renata Jaccottet também participou do evento. Além dos representantes do Sindicato, a enfermeira do município Giovana Cóssio palestrou sobre boas práticas no parto. O evento ocorreu no Centro Acadêmico do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.