Diretor do Simers fala sobre a prevenção de acidentes com crianças: Pequenas atitudes podem salvar vidas!
Vida

Diretor do Simers fala sobre a prevenção de acidentes com crianças: Pequenas atitudes podem salvar vidas!

Compartilhe

07/02/2023 16:35

O cuidado com as crianças foi o tema da palestra do diretor e coordenador do Núcleo de Pediatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Daniel Wolff, para os colaboradores da entidade. A iniciativa aconteceu na manhã desta terça-feira, 7, no auditório do Sindicato, e faz parte de uma campanha a ser lançada pelo Simers, em conjunto com diferentes setores da sociedade, com o objetivo de alertar para medidas simples e que podem evitar, até mesmo, os piores desfechos. 

“Sufocações, intoxicação, queimaduras e quedas são acidentes que podem ser evitáveis, pois é necessário garantir que qualquer criança não tenha lesões mais graves. Devemos manter as crianças longe de qualquer coisa que possa feri-las, pois pequenas atitudes podem salvar vidas”, enfatizou o pediatra.

Cuidados começam em casa
Segundo Daniel, é fundamental os familiares ou responsáveis garantirem ações que exponham os menores a situações de risco, a começar pelo lugar onde moram. E cita alguns exemplos possíveis de colocar em prática, como abolir os andadores — os quais podem causar graves acidentes por conta da velocidade, não permitir que menores de seis anos durmam em beliches, sempre segurar os bebês durante troca de fralda ou ter muita atenção com acesso às janelas e protetor de tomadas. 

“A casa onde vive a criança deve ser inspecionada para que seja uma zona de conforto, onde possam brincar com liberdade. A área de serviço e a cozinha não são lugares adequados para as crianças e o ideal é isolar o espaço para que a criança não possa percorrer esse lugares. Elas podem ingerir produtos de limpeza ou até mesmo se ferir com cabos de panela na cozinha”, disse o diretor do Simers.

Água 
Outros pontos também foram abordados por Wolff aos funcionários do Simers, como a máxima atenção para o trânsito e, principalmente, para a água neste período de verão. 
“Sempre que os pequenos estiverem em piscinas, rios ou mares, deverão estar acompanhados de um adulto. Devemos estimular aulas de natação com profissionais capacitados para que a criança aprenda a nadar e a procurar sempre locais com salva-vidas”, ressaltou

Redes Sociais
As redes sociais não ficaram de fora da palestra. Ele citou o desafio do apagão, que recentemente levou uma criança argentina a perder a vida. O jogo propõe que os participantes se sufoquem até ficarem desacordados, compartilhando o resultado com os demais. “Sem falar que o uso abusivo de telas por provocar a diminuição do desenvolvimento dos pequenos, causar problemas oftalmológicos e problemas do desenvolvimento cognitivo”, ressaltou.

Jeito Simers de Ser
A palestra realizada é uma das ações que integram o projeto “Jeito Simers de Ser”, voltado aos colaboradores do maior sindicato médico da América Latina, para trazer informações e conteúdo para promover a valorização interna, resultando na melhoria de processos.

Tags: Pediatria Criança

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política