Mudanças de paradigmas marcam os 92 anos do maior sindicato médico da América Latina
Médico

Mudanças de paradigmas marcam os 92 anos do maior sindicato médico da América Latina

Compartilhe

19/05/2023 15:38

“Somos um grupo de entusiastas, mas, muito em breve, seremos uma apreciável força”. A frase de Gabino Prates da Fonseca, primeiro presidente eleito do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), já previa o que seria hoje uma das entidades representativas da categoria mais importantes do País e, também, da América Latina. Uma trajetória que iniciou no dia 20 de maio de 1931 e que, de lá para cá, vem se consolidando tanto na defesa e na valorização do médico, como na luta pela qualidade da assistência à população (veja a linha do tempo no final da matéria).

“Me sinto muito honrado em conduzir o Simers nos seus 92 anos, ao lado de um grupo de médicos e colaboradores comprometidos com a execução de um trabalho que tem levado a entidade a um patamar de crescimento sustentável”, destaca o presidente do Sindicato Médico, Marcos Rovinski, à frente de uma instituição que hoje conta com um quadro de 15.140 associados.

Estruturando o presente

E o desenvolvimento planejado tem sido o foco da gestão 2022/2024. De acordo com Rovinski, ao longo da história, o Simers vem se consolidando junto à categoria, mas era necessário a quebra de alguns paradigmas para viabilizar o avanço planejado e estruturado.

“Implementamos um trabalho de modernização administrativa, para fortalecer a atuação do Sindicato como um facilitador dos serviços aos médicos. Dessa forma, garantir o reconhecimento da entidade, em esfera nacional, com um agente na discussão e na contribuição para a criação de políticas públicas na área da Saúde”, afirma o presidente.

Avanços que também refletem na estabilidade econômica do Simers. Rovinski explica que a otimização dos fluxos e processos provocaram impactos positivos nos cofres da entidade. “Reduzimos os gastos e organizamos setores que estavam deficitários, levando a um resultado positivo no orçamento”, comemora o dirigente.

Além disso, a reestruturação traduz a melhoria e criação de novos serviços aos associados, a aproximação com os médicos jovens e o aumento no número de associados. “O Simers se orgulha em oferecer produtos voltados para facilitar a vida dos médicos, de estar ao lado dos colegas em seus locais de trabalho, protegendo e defendendo os profissionais das adversidades, mantendo o propósito de servir aos médicos e à saúde”, comemora Rovinski.

 

• • •

 

Modernização garante o fortalecimento do Simers

 

Uma das marcas da atual gestão do Simers é a modernização da entidade. Graças a um conjunto de ações voltadas tanto para a modernização administrativa como operacional, o Sindicato Médico busca promover não apenas a sua sustentabilidade financeira, mas garantir a eficiência para atender as demandas dos associados.

“Os desafios para o exercício da Medicina e para o nosso sistema de saúde são expressivos. Por isso, é de especial importância que o Simers exerça o seu papel como um centralizador de produtos e serviços qualificados, que facilitem a vida do médico, assim como seja um grande protagonista nos debates que dizem respeito à Saúde”, destaca o diretor-geral do Sindicato e coordenador do Núcleo de Pautas Nacionais, Fernando Uberti.

Um dos exemplos concretos dessa preocupação do Simers, em fazer parte dos grandes debates e decisões sobre a Saúde do Estado e do País, é o Projeto de Lei 2621/22. O texto tramita na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados e busca a regulamentação da prestação de serviços médicos entre empresas e pela administração pública. Elaborado pelo Departamento Jurídico do Sindicato Médico, a proposta foi apresentada pelo deputado federal gaúcho Ubiratan Sanderson.

“A formatação desse PL reflete a forte atuação do sindicato na esfera nacional, visando participar ativamente do atual processo de mudança nas relações de trabalho e que tem ocorrido de forma acelerada, levando à precarização e a um dos principais problemas no exercício da Medicina”, reforça Uberti.

Eixos estratégicos

Fernando Uberti enfatiza que o movimento de transformação do Simers começou já no primeiro mês da gestão 2022/2024. Para isso, foram elaborados sete eixos estratégicos, em torno dos quais todas as ações e medidas de gerenciamento estão centralizadas. “A ideia é de que esses eixos sejam um Norte, onde nós queremos chegar como entidade daqui a três anos. Sendo assim, proporcionamos clareza aos nossos diretores e colaboradores sobre os objetivos institucionais”, explica o diretor-geral.

 

Conheça cada um dos eixos e o que eles significam dentro do Simers:

Para o diretor de Políticas Estratégicas do Simers, Vinícius de Souza, a Medicina é uma das raras profissões que transitam em todas as esferas da sociedade. “Não importa para o médico a classe social, o nível econômico ou a posição profissional de seu paciente. Por isso, assumimos um importante papel de agentes públicos de transformação, tanto por obrigação profissional quanto por necessidade em termos de defasagem do sistema de saúde”, afirma.

Nesse sentido, Vinícius reforça que não é passível o médico ficar de fora das grandes decisões relacionadas ao setor. “É obrigação do Simers participar de forma ativa das decisões na área da Saúde, nos cenários estadual e nacional, o que tem sido um dos principais focos de atuação da entidade médica”, destaca.

Ele também cita a Academia de Líderes do Simers, projeto pioneiro voltado para médicos e estudantes associados. Já foram contempladas duas turmas no ano passado, com mais de 120 inscritos, sendo que a intenção é ampliar as aulas para o interior do Estado. “Queremos proporcionar aos colegas e aos futuros médicos a possibilidade de conhecimentos que agregam à Medicina, capacitando verdadeiros líderes em sua área”, declara Souza.

Entre consultórios, clínicas, hospitais ou unidades de Saúde, não sobra muito tempo na agenda do médico para resolver questões administrativas dentro de uma rotina atribulada. Portanto, ter um sindicato disponível para reduzir o impacto financeiro desse gerenciamento e proporcionar economia de tempo em suas vidas também é papel do Simers.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação e Tecnologia em Saúde, Guilherme Peterson, o Simers tem se preocupado, cada vez mais, em mostrar como a entidade pode ser um facilitador para os médicos. “Somos um fornecedor de serviços indispensável aos associados, para atender desde os problemas das relações de trabalho até a assistência jurídica e de Imposto de Renda, da Capital ao interior”, explica o diretor.

Ele destaca, ainda, que o desafio do Simers tem sido oferecer produtos personalizados, passando pelo suporte na montagem dos consultórios, assim como a oferta de serviços voltados para resolver as necessidades do crescente número de médicos contratados via Pessoa Jurídica. “Estamos do lado do médico nas mais diferentes fases da vida profissional, para disponibilizar o que não é ensinado na faculdade, como o gerenciamento do seu negócio ou cursos em área de interesse”, esclarece Guilherme.

Para reforçar a atuação do Sindicato em todo o Estado, um intenso trabalho de interiorização da entidade vem sendo realizado. À frente da iniciativa está o diretor de Interior do Simers, Luiz Alberto Grossi, encarregado pela interface com quatro diretores regionais, distribuídos nas regiões Norte, Noroeste, Zona Sul e Fronteira Oeste, os quais respondem por 39 delegacias sindicais. O Simers também conta com duas sedes físicas, nas cidades de Pelotas e Passo Fundo, além de parcerias com o Sindicato Médico de Santa Maria (Sindomed) e o Sindicato Médico de Rio Grande (Simerg).

“O Simers vai a todos os rincões do Estado, por meio dos nossos diretores, para ouvir as demandas dos colegas nos mais diferentes municípios, de acordo com as suas realidades, a exemplo do Direto ao Ponto”, afirma Grossi. O diretor se refere à atividade realizada pelo Sindicato nas principais cidades gaúchas, reunindo a comunidade médica local e suas reivindicações.

Ele também relata o processo de interiorização dos serviços prestados aos médicos, por meio de escritórios de advocacia credenciados para defesa e consultoria jurídica, assim como escritórios de contabilidade, sendo que Pelotas e Passo Fundo já contam com setores contábeis próprios. “Hoje, a ideia do Simers é estar cada vez mais presente no interior, para termos uma entidade forte e com vitórias consolidadas, por meio da representatividade do Simers em todo o solo gaúcho”, diz Grossi.

Segundo o diretor da região Noroeste do Simers, Ricardo Azevedo Severo, é fundamental que os jovens que atuam na profissão conheçam de perto o maior sindicato médico da América Latina. “É importante que os médicos jovens saibam sobre os inúmeros serviços disponíveis e que são fundamentais para a vida profissional, garantindo amparo do ponto de vista jurídico, administrativo, contábil e burocrático desde o início da carreira”, explica o dirigente.

E para atrair os recém formados para o quadro de associados, o Simers vem realizando a Jornada do Jovem Médico junto às escolas de Medicina de todo o Estado. São palestras e rodas de conversas com os futuros profissionais, para abordar temas como Imposto de Renda, prescrições, regimes de contratação e a formalização de jornadas de trabalho.

“Contamos com uma imponente estrutura e atuação na categoria, responsável por inúmeras vitórias na causa médica. Dessa forma, fazer parte da instituição traz segurança e tranquilidade, pois encontramos na entidade uma equipe responsável, ética e acolhedora 24hs por dia”, ressalta.

Nos últimos anos, a precarização das relações de trabalho tem se intensificado no mundo corporativo e nas instituições públicas. No que se refere à contratação do médico, os problemas chamam a atenção do Simers. “Antes, o médico saía da faculdade para atuar em consultório, prestava concurso público para ser estatutário ou era contratado pela CLT por hospitais e clínicas. Isso mudou profundamente, pois o médico é terceirizado, quarteirizado e, até mesmo, chega a enfrentar situações ainda piores”, lamenta o vice-presidente do Simers, Marcelo Matias.

Ele frisa que a forte atuação do Sindicato, no que diz respeito à contratação do médico, tem sido fundamental para a proteção e o fortalecimento da categoria, uma vez que o associado sabe que vai poder contar com a defesa da sua entidade representativa, em todas as adversidades.

“O Simers tem como missão fundamental defender as condições de trabalho do médico, para que ele tenha segurança e amparo em seus momentos de dificuldade. É pelo associado que trabalhamos 24 horas por dia e 365 dias por ano. E sempre estaremos ao lado do médico para lutar pela sua segurança profissional e pela sua satisfação de seguir sendo médico”, salienta Matias.

Estar ao lado do médico em suas mais diferentes necessidades, para garantir o exercício pleno da sua profissão, tem pautado o Simers em suas ações na defesa da categoria. A coordenadora do Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina da entidade, Anice Metzdorf, conta que sabe da importância desse suporte profissional a quem está na linha de frente do atendimento.

“Fui médica plantonista de emergência durante muitos anos e, quando entrei para o Sindicato, a forte atuação da entidade junto aos colegas chamou a minha atenção. Nós, aqui, do outro lado, conseguimos detectar melhor os problemas e buscar soluções. Um acolhimento que é muito importante para dar visibilidade ao médico e as suas reais necessidades. O que o Simers faz muito bem”, relata a pediatra.

E o ser acolhido também vai além das pautas sindicais. Conforme Anice, o cuidar do médico não fica apenas no dia a dia do consultório, clínica ou hospital. Ela cita como exemplo a plataforma SIM Mental, voltada para a assistência em saúde mental para médicos — e também colaboradores, além do projeto de Prevenção em Agravos de Saúde Mental para residentes e estudantes de Medicina, já aprovado pela Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem-RS).

Outro projeto a ser implementado é o Programa de Preparação à Aposentadoria, que vai oferecer suporte e orientação aos profissionais para assegurar uma transição tranquila para essa nova fase da vida. “Saber que tem alguém que vai olhar para o problema e, muitas vezes conseguir resolver, é muito importante, pois queremos mostrar que o médico não está sozinho, para que o profissional possa continuar o seu trabalho da melhor forma possível, com qualidade e bem-estar”, enfatiza.

Reconhecido como maior sindicato médico da América Latina e com mais de 15 mil associados, a grandeza do Simers extrapola os números. De acordo com a diretora da região Norte do Sindicato, Sabine Chedid, o reconhecimento sobre a importância da entidade e a expertise na oferta de produtos e serviços aos médicos é modelo para sindicatos todo o País. “Frequentemente recebemos dirigentes de outros estados, a fim de compartilharmos o sucesso das nossas ações na defesa do médico”, relata Sabine.

Dessa forma, a diretora frisa que o projeto de reestruturação e expansão da atual gestão do Simers conta com um trabalho de atuação sem igual e com alcance em todo o território nacional, no sentido de oferecer consultoria a médicos de outras localidades. A exemplo do atendimento jurídico e de Imposto de Renda, serviços consolidados ao longo dos anos.

“O Simers vem caminhando no sentido da excelência, facilitando a vida profissional dos médicos. Tudo para que possam se dedicar no desempenho das atividades fim, com a tranquilidade de que o seu negócio está sendo cuidado com o devido zelo por quem se dedica com exclusividade a tais soluções”, salienta a diretora.

 

 

Tags: Aniversário

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política