Esteio: Simers verifica condições de trabalho no Hospital São Camilo
Defesa

Esteio: Simers verifica condições de trabalho no Hospital São Camilo

Médicos relataram atraso no pagamento, sobrecarga com a demanda vinda de outros municípios e problemas com equipamentos e serviços

Compartilhe

12/11/2025 07:30

Foto: Sibeli Fagundes/Ascom Simers

Uma equipe do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) foi até Esteio verificar as condições de trabalho no Hospital São Camilo. A conselheira Lúcia Osório e as assessorias jurídica e de relações governamentais ouviram os relatos dos profissionais sobre as condições de trabalho e atraso no pagamento de outubro. A gestão da assistência é feita pela Associação Movimento em Saúde (ASM) desde julho.

A direção da instituição admitiu que o pagamento, feito até o dia 10 de cada mês, atrasou, mas que será efetivado ainda nesta semana. Apesar de ter passado poucos dias do prazo, a situação deixou as equipes inseguras, pois muitos ainda estão aguardando valores da empresa que antecedeu a ASM.

Além disso, os médicos descreveram más condições de trabalho. A emergência adulta, por exemplo, ficou quase um dia inteiro sem serviços do laboratório, o que impediu diagnósticos mais assertivos e colocou a assistência em risco. No centro obstétrico, falta equipamento para monitorar os batimentos cardíacos. A crise na saúde em outros municípios também vem impactando os profissionais. A comunidade dessas cidades está procurando o São Camilo, mesmo não sendo o hospital de referência. Isso sobrecarrega as equipes no atendimento de emergência e na busca de leitos pelo Gerint, sistema estadual que regula as transferências. 

LEIA MAIS

Global Med esclarece plano de pagamento aos médicos por serviços prestados no Hospital São Camilo
Esteio: Médicos da Emergência do Hospital São Camilo denunciam falta de insumos e pagamentos em atraso
Simers leva demandas da categoria à Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio

Na próxima terça-feira, 18, o Simers irá participar da sessão da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio. O Sindicato buscará retorno sobre as questões que envolvem o Hospital São Camilo e debaterá as medidas que podem ser tomadas.

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se.

Tags: Esteio Hospital São Camilo Atraso pagamento médicos condições de trabalho Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política