O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, ocupou a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, na noite desta terça-feira, 30, para pedir medidas contra agressões a médicos nas unidades de saúde do Município. A entidade registrou ao menos quatro denúncias de violência em apenas uma semana. O vice-prefeito, João Paulo Martins, também participou da sessão.
“Nós estamos em uma epidemia no Rio Grande do Sul de agressões em unidades de saúde. Quando fizemos uma campanha contra a violência no Mês da Mulher, descobrimos que o número de casos é bem maior do que imaginamos. Há muita subnotificação”, salientou Matias. O presidente do Simers destacou a cidade de Santa Cruz, o município que mais registrou atos contra médicas, e as ações que o Sindicato está fazendo, como a criação do Observatório da Violência contra os Profissionais de Saúde, em parceria com o Poder Público. “Quando as equipes são atacadas, temos como efeito a desassistência e, muitas vezes, o fechamento de unidades e o afastamento de profissionais”, afirmou.
LEIA MAIS
NOTA DE REPÚDIO: Núcleo de Atenção Primária e Medicina de Família e Comunidade repudia agressões a médicos em Cachoeirinha
Cachoeirinha: Simers registra quatro agressões a médicos em unidades de saúde nesta semana
Vitória do Simers: após duas visitas técnicas e relato de problemas a UPA 24 horas de Cachoeirinha apresenta melhorias
Matias ressaltou o apoio do vice-prefeito e da vereadora Claudine Silveira, que receberam a equipe do Simers que foi a Cachoeirinha em 24 de setembro, apurar as denúncias. Ambos se comprometeram a tomar providências para garantir melhorias nas unidades de saúde. Entre elas, a instalação de câmeras e de algum dispositivo que permita o acionamento de equipes de segurança.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.